MENU

BUSCA

Morador de Baião é eletrocutado; Vereador cobra medidas da Equatorial

A morte da vítima ocorreu na sexta-feira (3/01) e gerou grande comoção no município

O Liberal

Um morador do município de Baião sofreu um grave acidente elétrico que o levou a óbito na última sexta-feira (3). O fato teria acontecido nas proximidades de uma subestação da Equatorial, concessionária de energia elétrica da região, o que levou vereadores a exigirem medidas de segurança da empresa. Entre as ações solicitadas pelo vereador, Danilo de Andrade, através de um ofício está a retirada da subestação do seu local atual e a implementação de uma estrutura de proteção no entorno do local.

A subestação em questão está localizada na entrada do bairro do Maracanã, próximo ao bairro Nova Jerusalém. De acordo com as informações contidas no ofício divulgado pelo parlamentar responsável através das suas redes sociais, existe uma comunidade em expansão nas redondezas do empreendimento.

“Vale ressaltar que a subestação, atualmente desprotegida e sem avisos claros, encontra-se em uma área de uso público intenso, potencializando o risco de tragédias como a ocorrida”, destaca o vereador.

O mesmo documento estabelece duas principais medidas à empresa, para que sejam adotadas no menor prazo possível. A retirada da subestação do local atual, movimento que o parlamentar justifica necessário devido ao “crescimento urbano e a proximidade com áreas residências e de grande circulação”. Mas, caso a mudança de endereço não seja viável de imediato, o texto recomenda a “implementação de uma proteção física eficiente”, o que inclui a instalação de barreiras e sinalização adequada que que isolem o contato.

Posicionamento

A Equatorial Pará foi procurada pela reportagem do Grupo Liberal e informou que a intervenção indevida no equipamento expõe a população à riscos. 

"A Equatorial Pará esclarece que, o acidente fatal ocorrido na comunidade da cidade de Baião, Nordeste paraense, infelizmente foi causado pelo manuseio inadequado da rede. O equipamento possui todas as proteções necessárias e segue os protocolos de segurança, justamente para que seja operado de forma segura e por pessoas devidamente autorizadas", comunicaram.

De acordo com a empresa, somente colaboradores próprios ou terceiros da Equatorial possuem a qualificação técnica e a autorização para realizarem intervenções na rede elétrica. "Uma vez que operações irregulares apresentam riscos graves, incluindo acidentes fatais", diz outro trecho da nota.

A empresa ainda reiterou a importância de reportar qualquer ocorrência por meio dos seus canais oficiais de atendimento, disponíveis 24h: pelo telefone 0800 091 0196, pelo site equatorialenergia.com.br, pelo aplicativo Equatorial Energia ou pelo WhatsApp da assistente virtual Clara, no número (91) 3217-8200.

 

Polícia