MENU

BUSCA

Áreas de mata têm focos de incêndio neste fim de semana, em bairros de Belém

Uma área próxima a um condomínio, no Tenoné, e em outra mata na entrada do Conjunto Satélite apresentaram ocorrências de incêndio

O Liberal

UmaDuas áreas de mata registraram incêndios neste final de semana em Belém. Neste domingo (20/10), no bairro do Tenoné, aproximadamente 190 moradores do residencial Teotônio Vilela estão sofrendo com um incêndio em uma área de mata do condomínio Campo Belo. Outro incêndio foi registrado em uma mata pertencente à Marinha do Brasil, na entrada do conjunto Satélite, no bairro do Coqueiro.

O clima seco, sem chuva, propicia o surgimento de focos de incêndio, seja por acidente ou de forma criminosa. Os bombeiros estiveram em ambas as áreas para combater as chamas: no Tenoné, atuaram na noite de sábado (19/10), e no conjunto Satélite, na manhã deste domingo. Entretanto, os moradores do residencial Teotônio Vilela reclamam que os focos de incêndio continuam retornando e pedem que seja feito um trabalho intenso de rescaldo na área.

VEJA MAIS:

Em Belém, incêndios em condomínios crescem 5% em um ano; Veja como prevenir
O Major Israel, do Corpo de Bombeiros do Pará, orienta quais procedimentos seguir para evitar incêndios e o que fazer em casos de emergência

Mais de 250 incêndios foram registrados no Pará em 2023
Balanço do Corpo de Bombeiros Militar considera as ocorrências registradas em prédios e edificações

Em quase quatro anos, Pará registrou 2.900 incêndios em residências, aponta Corpo de Bombeiros
Na capital, entre 1º de janeiro e 20 de março de 2023, a Defesa Civil de Belém atuou em 19 incêndios, todos ocorridos em imóveis residenciais

"Eles jogaram água onde tinha foco. Com o calor e o sol, os focos voltam de novo. O rescaldo que os bombeiros fizeram não foi feito de forma adequada. Ligamos para o CIOP e para o 193 pedindo auxílio. Nossa única preocupação é de noite, porque de dia estamos todos monitorando, mas de noite corre o risco do fogo vir até o nosso muro", contou a moradora do residencial Teotônio Vilela, Carol Belmiro, de 44 anos, que tem denunciado a situação.

"Às 7h, o fogo já estava chegando perto do muro hoje. Fizemos 65 ligações para os bombeiros e só veio uma viatura. Fizeram o resfriamento, mas não foi suficiente", destaca.

Os moradores têm se revezado para molhar o terreno abandonado para impedir as chamas de chegarem perto do prédio. Eles imaginam que o incêndio possa ter surgido, porque no local abandonado por uma antiga construtora havia uma casa de madeira utilizada por usuários de drogas. Eles especulam que o incêndio possa ter surgido de algum fogo feito por usuários de drogas, ou bituca de cigarro, que se espalha pela mata seca, devido a falta de chuvas na região.

A redação integrada de O Liberal solicitou resposta ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). 

Polícia