Invasão a terras indígenas: Polícia Federal investiga ameaças a aldeias em São Félix do Xingu
Pedido de apoio foi feito por indígenas das aldeias Ka’aeté e Tekatawa, da TI Apyterewa. Cabeças de gado que não são dos indigenas foram localizadas em áreas próximas.
Uma pastagem irregular com cerca de 100 cabeças de gado foi localizada pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (18), na Terra Indígena Apyterewa. Os animais, segundo indígenas das aldeias Ka’aeté e Tekatawa, são de grileiros e fazendeiros que estão tentando invadir o território do Parakanã, no município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará.
A PF fez um sobrevoo pela área, atendendo a um pedido de ajuda dos indígenas das duas aldeias da TI Apyterewa. As comunidades tradicionais apontaram que estavam tentando invadir as terras deles. A PF agora atua na identificação de quem são os donos do gado para dar andamento nas investigações.
"Foi constatado que pessoas, ainda não identificadas, chegaram a cavalo na aldeia Ka’aeté no último final de semana, levando cerca de 100 cabeças de gado, as quais foram deixadas em áreas desmatadas do entorno da mesma. Após terem deixado o gado na região, os homens teriam saído da área. A aldeia encontra-se em local isolado e não possui acesso para veículos", informou a PF por nota.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA