Incêndio destrói casa e atinge outras duas residências no bairro do Curió Utinga, em Belém; vídeo
Oito pessoas moravam na residência que foi destruída totalmente pelo fogo
Uma casa de madeira, dividida em dois compartimentos, foi destruída totalmente e outras duas residências parcialmente atingidas depois de um incêndio registrado logo no início da tarde desta terça-feira (18), na passagem Matilde, entre a avenida João Paulo II e a Rua do Utinga, no bairro do Curió Utinga, em Belém. Oito pessoas moravam no imóvel, sendo quatro adultos, um adolescente e três crianças. Um dos residentes é uma pessoa com deficiência e estava dentro da casa atingida pelas chamas junto com uma menino de cinco anos. Os moradores contaram que a criança teria ido ligar um ventilador por volta de 13h quando tudo aconteceu. No entanto, a verdadeira causa do incêndio só será revelada após a perícia. Ninguém morreu, apenas um dos moradores teve leves escoriações.
Uma das donas da casa passou mal ao ver o que tinha ocorrido e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Havia também três cachorros dentro das casas e os animais foram localizados depois, em segurança. As vítimas do incêndio em desespero. Um dos imóveis próximos do foco de incêndio apresentou rachaduras. Um vídeo gravado por um morador de um prédio mostra uma nuvem de fumaça formada pelo fogo.
Uma moradora disse que o fogo começou quando um menino da família ligou o ventilador. As chamas começaram rapidamente, por volta das 13h e consumiram as casas de madeira. “Eu fui espremer roupa quando o rapaz da casa de trás apareceu. Achei que era fogo porque estava saindo fumaça. O garotinho falou que ele ia ligar o ventilador e as chamas foram certo nele. Ele está bem”, disse a vizinha.
As chamas só foram controladas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) depois de quase um hora de trabalho junto com o auxílio dos moradores das proximidades que utilizavam uma mangueira. Para o sargento Elias do Quartel do Comando Geral (QCG) do CBMPA, o medo era de que as chamas atingissem as residências dos vizinhos. "Fomos acionados por cerca de 13h20 para dar combate ao incêndio que já tinha tomado a residência. Montamos duas linhas para dar o combate. A nossa preocupação maior foi que o incêndio pudesse se propagar. Já estava pegando fogo na estrutura de madeira dos vizinhos. Focamos para fazer o arrefecimento dos dois vizinhos. Com esse arrefecimento, partimos para o centro do fogo e logo pedimos apoio da nossa viatura para fazer o reabastecimento local. Conseguimos dar o combate e o momento que paramos foi quando o fogo não se propagava mais”, afirmou o bombeiro enquanto a equipe atuava no trabalho de rescaldo.
A Defesa Civil de Belém compareceu no local para prestar ajuda aos moradores da casa incendiada e vizinhos afetados. Claudionor Correia, coordenador operacional, explicou o desempenho do órgão municipal após o controle do incêndio e aproveitou para comentar que os moradores disseram ter casas de outros familiares para passarem a noite. “Cabe a prefeitura de Belém, através da Defesa Civil e da Funpapa (Fundação Papa João XXIII), fazer o levantamento de quantos imóveis foram atingidos, quantos tiveram perda total e parcial. Os dois imóveis laterais tiveram perdas parciais, estourou reboco, tijolo, uma parede apresentou uma fissura. (...) fomos informados pela própria família que eles têm casas de parentes para ficar hoje (terça-feira), mas cabe ao município e ao Estado dar um retorno para essas pessoas que foram atingidas”, esclareceu o coordenador.
Todas as famílias envolvidas no acidente receberam orientações sobre os programas de assistência social da prefeitura e Governo do Pará. A vistoria técnica da Defesa Civil da capital paraense é um dos requisitos para a inscrição nos benefícios Aluguel Social e Sua Casa promovidos pelo município e governo, respectivamente.