Incêndio destrói área de proteção ambiental em Santarém
O fogo teria sido provocado pelos próprios moradores do local
Profissionais do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) do Pará levaram cerca de 1h30 para conseguir controlar um incêndio registrado por volta das 18 horas da tarde desta sexta-feira (4), na Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão, próximo à comunidade de Ponta de Pedras, na zona rural de Santarém, oeste do Pará. O caso assustou moradores do local. Ninguém ficou ferido. Com informações do Portal Santarém.
De acordo com o cabo Júlio César Galúcio, do GBM, o incêndio pode ter sido provocado pelos próprios moradores, que estariam limpando as terras, supostamente para vendê-las. "Há relatos de moradores que está havendo loteamento e limpeza de áreas. Provavelmente, perderam o controle”, explicou ao acrescentar que, devido o terreno pertencer à APA, a comercialização dos lotes pode não ser permitida.
O local incendiado é conhecido como área de savana. A APA de Alter do Chão já teria sido alvo de inúmeros incêndios florestais nos últimos anos. Entre eles, em setembro de 2019, um incêndio destruiu uma área equivalente a 1.647 campos de futebol dentro da Área de Proteção.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA