CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Incêndio de grandes proporções é registrado em área de reserva, no município de Alenquer

O fogo teria iniciado em uma área de vegetação seca e acabou se alastrando pela região de mata

Maiza Santos / Especial para O Liberal e Saul Anjos

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na noite da última quarta-feira (13) e assustou os moradores do bairro Cidade Nova, na PA-427, em Alenquer, no oeste do Pará. Conforme as informações preliminares, o sinistro ainda não teria acabado e a população estaria ajudando o Corpo de Bombeiros a controlar as chamas, que já destruíram parte de uma área que seria de reserva ambiental. Conforme informações do Portal Leitão, o município não teria Quartel do Corpo de Bombeiros. O coordenador da Defesa Civil da cidade, Roger Rodrigues, disse, nesta quinta-feira (14), que a situação, por hora, está controlada. 

VEJA MAIS

image Briga por causa de traição termina com veículo e residência incendiada em Cametá
Apesar do susto, não houve feridos. Apenas perdas materiais

image Castanhal: fogo em área de vegetação gera fumaça que assusta moradores e pacientes em hospital
Situação foi verificada na noite de terça (13) e gerou apreensão entre as pessoas no entorno do local

Conforme os relatos dos moradores, os focos de incêndio na região estão sendo registrados desde o início da semana. Na área conhecida como Campo do Arteiro, o fogo se alastrou rapidamente em direção ao aeródromo e o portal de entrada e saída da cidade, assim como nos bairros da Liberdade e São Pedro. Os moradores relatam que vários animais que vivem na área estariam morrendo devido às chamas e que várias cobras também estariam sendo vistas entrando nas residências da área para tentar fugir do incêndio. Além disso, vários cabos da rede elétrica da área já estariam danificados e algumas casas estão sem energia.

Conforme o Portal Leitão, a Prefeitura de Alenquer teria mandado funcionários até as áreas afetadas pelo fogo para realizar um trabalho preventivo horas antes do incêndio tomar grandes proporções. No entanto, não foi possível acabar com todos os focos do fogo, já que a área é muito extensa.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informaram que uma equipe está em deslocamento para o município com equipamentos para realizar o combate às chamas. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) dará apoio à operação.  

O coordenador da Defesa Civil de Alenquer afirma que a equipe, juntamente com os moradores da cidade e os bombeiros civis, estão monitorando os focos de incêndio nesta quinta-feira (14). Segundo ele, a situação está bem mais controlada do que a que foi vista no final da noite de quarta (13). “Nós estamos em campo desde cedo monitorando os pontos e focos de fogo, que ficou de quarta (13). Até quarta (13), por volta das 23h, ainda estávamos apagando foco de incêndio. Saímos de lá com a esperança de que o fogo não se alastrasse. Lá está controlado, o fogo não reincidiu. De lá, nós partimos para outra margem da PA, onde a gente fez o contrafogo para encontrar com o fogo que vinha queimando e isso, graças a Deus, deu certo. Ou seja, controlamos lá também. Agora, estamos nesse ponto, por trás do bloqueio, próximo à Ilha das Pedras, onde muita pastagem já queimou. Só saímos daqui na quarta (13), depois que conseguimos rodear o fogo, fazendo as contenções e metendo o contrafogo para que esse fogo encontrasse com outro e apagando a borda que adentrava nas fazendas”, disse Roger Rodrigues. 

Roger chega a mostrar a situação na área que ele estava falando e mostra um cenário de destruição. “Essa parte que queimou aqui é relativamente pequena. A gente não queria que queimasse, mas infelizmente, foi o que deu para fazer. O fogo, nesse exato momento, está controlado. As nossas equipes vão ficar de prontidão. Já tem gente rodeando todas as bordas do fogo, para ver se a gente consegue detectar alguns possíveis focos de incêndio para eliminá-los”, concluiu o coordenador. 

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informaram que uma equipe está em deslocamento para o município com equipamentos para realizar o combate às chamas. "O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) dará apoio à operação", detalhou o comunicado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA