Incêndio de grandes proporções atinge casas no bairro do Jurunas
O fogo teria começado após um curto-circuito em uma residência mista (de alvenaria e madeira) de dois andares
Um incêndio de grandes proporções atingiu duas casas na noite desta quarta-feira (5), por volta das 20h30, na rua São Miguel, próximo à travessa Carlos de Carvalho, no bairro do Jurunas, em Belém. O fogo teria começado após um curto-circuito em uma residência mista (de alvenaria e madeira) de dois andares, segundo relatos de moradores ao Corpo de Bombeiros. Entretanto, somente a perícia poderá apontar a verdadeira causa do sinistro. O imóvel foi completamente destruído pelas chamas.
VEJA MAIS
Ao lado, uma casa de madeira também foi parcialmente atingida. Outras duas residências localizadas atrás do imóvel onde o fogo começou não foram danificadas, mas seus moradores ficaram presos à espera de resgate devido à fumaça e ao risco de choque elétrico na área.
Na residência que foi totalmente consumida pelo fogo, moravam cinco pessoas. Três delas estavam no local no momento do incêndio e conseguiram sair com a ajuda de vizinhos, que participavam de um bloco carnavalesco na rua São Miguel. Apesar do desespero e das chamas intensas, ninguém ficou ferido. Contudo, uma cadela que não conseguiu fugir morreu, segundo os moradores.
Os vizinhos ainda conseguiram retirar alguns pertences da casa incendiada, entre eles um freezer, um fogão e um sofá.
Sete moradores das casas localizadas aos fundos ficaram presos e precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 22h30. Entre eles, um idoso de 71 anos foi retirado de maca e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento médico. Os demais receberam suporte no próprio local após inalarem fumaça.
O idoso resgatado não teve contato direto com a fumaça, mas, devido à sua fragilidade, foi encaminhado para avaliação médica. O trabalho dos bombeiros foi acompanhado de perto pelos moradores da área, que aplaudiram os resgates bem-sucedidos.
Combate ao incêndio
Pelo menos quatro caminhões do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para conter as chamas. O tenente Robson, responsável pela operação, explicou que a equipe utilizou duas linhas de combate ao fogo para confinar o incêndio e evitar que ele se alastrasse.
“Eu me desloquei com a minha equipe para cá para gerenciar a ocorrência. Quando cheguei aqui, me deparei com uma casa incendiando em sua totalidade e outra parcialmente. Usamos como técnica a armação de duas linhas para tentar confinar o incêndio e solucionar. A residência totalmente incendiada era mista. Segundo relatos, o fogo começou através de um curto-circuito, mas somente a perícia vai poder apontar essa informação”, explicou.