MENU

BUSCA

Incêndio atinge quatro casas no bairro do Telégrafo, em Belém, nesta quarta-feira (11)

Uma mulher ficou ferida. Vinte pessoas precisaram de atendimento médico, sendo três delas hospitalizadas

O Liberal

Um incêndio foi registrado no bairro do Telégrafo, em Belém, nesta quarta-feira (11). O fogo atingiu quatro casas, sendo uma com perda total e três com danos parciais. Moradores afirmam que o incêndio teve início por volta das 6h, na rua do Acampamento, entre rua Nova e rua do Canal do Galo. Uma moradora sofreu queimaduras e foi socorrida. O estado de saúde dela não foi divulgado. Vinte duas receberam atendimento médico devido terem inalado a fumaça, três delas precisaram ficar hospitalizadas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Homens do Corpo de Bombeiros foram até o local para trabalhar no combate às chamas. Não há informações oficiais sobre o que pode ter ocasionado o incêndio. No entanto, moradores do imóvel onde o fogo teve início informaram que um vazamento de gás teria causado o incêndio.


Fernando Souza, morador de uma das casas atingidas, relata o que ocorreu. “Meu primo acordou em por volta de 5 horas pra fazer o café, como ele faz todo dia. De repente, teve o princípio de incêndio, provavelmente pelo fogão, pelo bujão. Quando a gente tentava apagar, teve a explosão e queimou minha prima. Eles tiraram o que podiam, mas teve perda total na casa. A minha mãe, que mora aqui ao lado, também teve a casa afetada porque esses imóveis aqui são todos colados e de madeira na parte de cima. E o incêndio foi tomando proporções enormes. É triste pois é uma época natalina, de alegria, infelizmente esse sinistro veio nos trazer essa tristeza. Mas Deus vai honrar”, disse Fernando.

Segundo a Defesa Civil, o incidente atingiu 20 pessoas no total, sendo 13 adultos, cinco crianças e dois idosos. Dentre elas, três precisaram ser hospitalizadas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o incêndio e a mobilização dos moradores da área. A equipe da Defesa Civil de Belém que esteve no local realizou o levantamento das perdas e iniciou o processo de verificação das residências afetadas, para que os moradores sejam amparados por auxílio.

“A Comissão da Defesa Civil de Belém (Comdec) informa que realizou vistoria técnica no local do incêndio. Foi constatado que quatro residências foram atingidas, sendo uma com perda total e três com perda parcial. Os laudos técnicos serão disponibilizados na quinta-feira,12, para que as famílias afetadas possam solicitar os benefícios sociais previstos. A Defesa Civil segue monitorando a situação e prestando o suporte necessário às vítimas”, comunicaram em nota.

Ferida

Uma moradora da casa onde iniciou o incêndio sofreu graves queimaduras nas mãos e pés durante o incidente. A mulher foi levada para um hospital. Segundo informado pela enfermeira Letícia Rocha, que é sobrinha da mulher ferida, a vítima deve passar por cirurgia. “Ela está internada para fazer antibioticoterapia endovenoso e provavelmente a limpeza do local queimado, por meio de cirurgia no ferimento. Ela é servidora pública, então nós fomos até o local de trabalho dela para pegar os documentos que ela tinha lá, pois os que estavam na casa foram destruídos no incêndio”, diz Letícia.

Ainda segundo a familiar da vítima, a mulher teve os membros superiores e inferiores queimados quando tentava sair da casa. “Ela me informou que foi o botijão de gás que começou a pegar fogo. Meu tio estava tentando conter o fogo no fogão e passou pro botijão. Ela tinha ido até o quintal para pegar uma toalha, mas viu muito fogo e tentou passar a parte da frente da casa para sair, pois no quintal seria pior para ficar. Quando ela passou pela cozinha, nessa tentativa dela de saída, o corpo ficou queimado. São queimaduras de terceiro grau”, conta Letícia.

Ajuda

Uma das famílias que perdeu tudo devido ao incêndio pede ajuda por meio de doações de roupas, eletrodomésticos, itens de higiene e alimentos. O posto de arrecadação é na rua do acampamento nº 376 e nº 70. Outras doações podem ser enviadas para o PIX 91 98216-2749, em nome de Catia Cilene Rosário de Souza.

Polícia