MENU

BUSCA

Incêndio atinge dois prédios históricos no centro comercial

Edificações são anexas à antiga sede do Jornal O LIberal. Não houve vítimas.

Redação Integrada

Um incêndio atingiu dois prédios históricos no centro comercial de Belém na madrugada desta sexta-feira (8). Não houve vítimas. Os bombeiros levaram uma hora e meia para debelar as chamas.

O tenente Nelson, do Corpo de Bombeiros, informou que a guarnição foi acionada por volta de 0h15. O combate ao fogo depois exigiu outras guarnições. "Levamos uma hora e meia para combater o incêndio. E, a partir desse momento, iniciamos a operação rescaldo, que ainda está em andamento", disse o oficial, por volta de 8h30.


Segundo ele, havia, nos prédios, papel, plástico e madeira, o "que facilitou muito a propagação do incêndio. O telhado e o assoalho forma totalmente consumidos pelo fogo". O Corpo de Bombeiros vai, agora, investigar as causas do incêndio.

 


HISTÓRIA

As chamas que atingiram os dois prédios - um pelo lado da rua Gaspar Vianna e outro situado na Boulevard Castilhos França - não chegaram, porém, à antiga sede da Folha do Norte, que depois sediou o primeiro endereço de fundação do jornal O Liberal, há 72 anos.

Os prédios anexos à antiga sede do jornal O Liberal, que também pertencem a esse grupo de comunicação, chegaram a sediar também a Fundação Romulo Maiorana. O acesso ao jornal O Liberal, quando funcionava naquele endereço, era pela rua Gaspar Vianna.
 

PERÍCIA

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) confirmou, com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMP), que o incêndio foi controlado sem registro de vítimas e que as chamas atingiram apenas o depósito do antigo prédio do jornal O Liberal, na avenida Castilho França.

O incêndio, iniciado por volta de uma hora da manhã, teve alta propagação, segundo os bombeiros, pois no prédio de três pavimentos havia "grande quantidade de papel, material muito combustível".

Ao todo, 12 viaturas dos Bombeiros foram deslocadas para combater o incêndio. Algumas viaturas permanecem ainda no prédio realizando o rescaldo do local, para garantir que um novo episódio não venha a ocorrer. A perícia também está no prédio para apurar as possíveis causas do incêndio, confirma a Segup.

Causas são apuradas: antiga sede da Folha do Norte não foi atingida (Ary Souza)

 


 

Polícia