MENU

BUSCA

Homem é preso por atear fogo em área de mata entre Vitória do Xingu e Altamira, no Pará

A partir do flagrante, o suspeito deve responder por crime ambiental

O Liberal

Na tarde da última segunda-feira (11), um homem foi preso por provocar um incêndio de grande escala em área de mata entre os municípios de Vitória do Xingu e Altamira, no sudoeste paraense. O suspeito não teve a identidade divulgada. Durante a ação, foi apreendida uma caminhonete do tipo Ranger, quatro galões contendo 200 ml de combustível que estavam sendo utilizados no ato criminoso, e ainda, dois provedores de internet via satélite.

A prisão aconteceu por meio da Operação Fênix, que visa o combate aos incêndios florestais, e foi operada em conjunto pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e o Corpo de Bombeiro Militar do Pará. De acordo com o secretário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, os agentes interviram ao identificar a área em chamas:

"Em mais uma ação de combate aos incêndios florestais nossas equipes identificaram uma queimada na região entre os municípios de Vitória do Xingu e Altamira, onde nossos agentes realizaram a intervenção do fato, conseguindo prender em flagrante uma pessoa cometendo o crime", disse o titular da Segup.

VEJA MAIS

Moradores da Condor fazem protesto para pedir providências aos Bombeiros sobre fogo em área de mata
A área de mata que pegou fogo no último domingo (10) voltou a ser atingida pelas chamas nesta terça (12)

Bombeiros dizem que incêndio na Condor pode ser criminoso: 'Veio queimar cobre no terreno baldio'
Moradores relataram que o suposto causador do fogo seria um homem em situação de rua

Polícia Civil prende suspeito de atear fogo em caminhão de empresa no bairro do Tapanã, em Belém
De acordo com a PC, as investigações apontaram que o caso possui relação direta com as inúmeras extorsões praticadas por integrantes da Facção Criminosa Comando Vermelho (CV) contra a empresa

A bordo de duas aeronaves, os helicópteros "Guardiões" 16 e 17, do Graesp, juntamente com agentes do Corpo de Bombeiros que estavam em deslocamento, entre as cidades de Vitória do Xingu e Altamira, os agentes avistaram um foco de incêndio na região, entre ambos os municípios. Após pousarem as aeronaves, realizaram a intervenção da área onde algumas pessoas estavam cometendo o ato criminoso, provocando queimadas.

Um homem foi preso em flagrante e conduzido até à Seccional Urbana da Polícia Civil, em Altamira, autuado por crime ambiental e posteriormente encaminhado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para os procedimentos cabíveis.

Polícia