MENU

BUSCA

Granada encontrada no Telégrafo tinha poder de destruição de até 20 metros, diz PM

A Polícia Militar isolou a área e o artefato explosivo foi desativado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)

O Liberal

A granada encontrada na Passagem Isabel, no bairro do Telégrafo, em Belém, tinha um poder de destruição que poderia alcançar um raio de até 20 metros, como informado pela Polícia Militar. A descoberta do artefato explosivo sob a posse de um homem, na manhã desta quinta-feira (01/8), gerou apreensão e mobilizou uma grande ação para que fosse removido com segurança, já que estava com os mecanismos de deflagração ativos.

VEJA MAIS

Granada encontrada na casa de morador do Telégrafo, em Belém, é desarmada pela PM nesta quinta
A Polícia Militar isolou a área e a granada, que era similar às usadas na época da Segunda Guerra Mundial, foi desativada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado após a constatação de que se tratava de um objeto explosivo com risco potencial para os moradores da área. 


“Os técnicos explosivistas da polícia, com roupas antifragmentação, utilizaram um raio-x para verificar todo o corpo do artefato e descobrir se estava ativo. Foi constatado que a parte externa, semelhante a uma granada, apresentava algumas deficiências. Porém, a parte interna, com todo o mecanismo de deflagração, estava ativo. Qualquer sensibilidade maior poderia ocasionar uma explosão”, declarou o Tenente-Coronel Freitas, comandante do 1º BPM.

Segundo a PM, caso ocorresse uma explosão da granada, os danos poderiam ser grandes. “Após as investigações poderão ser dados os discernimentos finais sobre essa ocorrência. Mas a gente acredita que o raio de destruição do artefato é grande, variando de 15 a 20 metros. Uma sensibilidade maior poderia ocasionar uma deflagração de material em qualquer lugar. Então foi feito todo o procedimento padrão de isolamento do artefato, e a condução em uma viatura blindada do batalhão”, apontou o Tenente-Coronel Freitas. 

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que os protocolos de segurança foram iniciados. Não houve feridos na ação. De acordo com a PM, um homem tinha avistado a granada na Feira do Açaí, há 15 dias, e a guardou dentro de casa.

Polícia