Granada encontrada no Telégrafo tinha poder de destruição de até 20 metros, diz PM
A Polícia Militar isolou a área e o artefato explosivo foi desativado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)
A granada encontrada na Passagem Isabel, no bairro do Telégrafo, em Belém, tinha um poder de destruição que poderia alcançar um raio de até 20 metros, como informado pela Polícia Militar. A descoberta do artefato explosivo sob a posse de um homem, na manhã desta quinta-feira (01/8), gerou apreensão e mobilizou uma grande ação para que fosse removido com segurança, já que estava com os mecanismos de deflagração ativos.
VEJA MAIS
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado após a constatação de que se tratava de um objeto explosivo com risco potencial para os moradores da área.
“Os técnicos explosivistas da polícia, com roupas antifragmentação, utilizaram um raio-x para verificar todo o corpo do artefato e descobrir se estava ativo. Foi constatado que a parte externa, semelhante a uma granada, apresentava algumas deficiências. Porém, a parte interna, com todo o mecanismo de deflagração, estava ativo. Qualquer sensibilidade maior poderia ocasionar uma explosão”, declarou o Tenente-Coronel Freitas, comandante do 1º BPM.
Segundo a PM, caso ocorresse uma explosão da granada, os danos poderiam ser grandes. “Após as investigações poderão ser dados os discernimentos finais sobre essa ocorrência. Mas a gente acredita que o raio de destruição do artefato é grande, variando de 15 a 20 metros. Uma sensibilidade maior poderia ocasionar uma deflagração de material em qualquer lugar. Então foi feito todo o procedimento padrão de isolamento do artefato, e a condução em uma viatura blindada do batalhão”, apontou o Tenente-Coronel Freitas.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que os protocolos de segurança foram iniciados. Não houve feridos na ação. De acordo com a PM, um homem tinha avistado a granada na Feira do Açaí, há 15 dias, e a guardou dentro de casa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA