Garimpo ilegal é fechado pela terceira vez em Curionópolis, no sudeste do Pará
Os cursos d'água que abastecem a região e o solo estão sendo contaminados

Um garimpo ilegal de ouro foi fechado pela terceira vez na mesma área em Curionópolis, no sudeste do Pará, durante nova operação deflagrada nesta quinta-feira (10). Apesar das duas ações anteriores, em abril e julho de 2024, a extração clandestina havia sido retomada. A operação foi realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Ibama.
Ao todo, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Quatro pás carregadeiras encontradas no local foram inutilizadas por não poderem ser removidas da área. Dois dos mandados foram executados nas casas de suspeitos apontados como coordenadores do esquema ilegal. Em uma das residências, uma pessoa foi presa em flagrante com 51 munições de diversos calibres, sem autorização legal.
Além das ações em campo, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 2 milhões nas contas dos investigados.
De acordo com as investigações, o garimpo clandestino tem provocado graves danos ambientais. Os cursos d'água que abastecem a região e o solo local estão sendo contaminados. Em vez do mercúrio, garimpeiros têm utilizado cianeto, substância ainda mais tóxica, apesar de sua degradação mais rápida.
A operação faz parte de um esforço contínuo das autoridades no combate ao garimpo ilegal na região. A iniciativa é um desdobramento de ações anteriores, como a Operação Boa Sorte, deflagrada em dezembro de 2023.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA