Embarcações de grande e pequeno porte colidem em rio de Afuá, no Marajó
O caso ocorreu na manhã de quarta-feira (14) e imagens de câmeras de segurança que registraram o acidente passaram a ser divulgadas nesta sexta-feira (16)
Duas embarcações se envolveram em um acidente em um rio, no município de Afuá, no arquipélago do Marajó, na manhã de quarta-feira (14). A colisão entre os barcos, de grande e pequeno porte, foi registrada por câmeras de segurança de um porto e passaram a ser compartilhadas nas redes sociais nesta sexta-feira (16). Segundo a Marinha do Brasil (MB), não houve mortes, apenas danos materiais.
VEJA MAIS
Apesar das imagens impressionantes e do grande susto, a Marinha do Brasil afirma que ninguém ficou gravemente ferido. O acidente foi registrado por volta de 8h e às 9h as autoridades foram informadas.
“Fomos informados da ocorrência entre uma embarcação do tipo catraio e uma Balsa tipo boieiro, ocorrida no município de Afuá. Segundo informações coletadas inicialmente, o acidente ocasionou danos materiais nas duas embarcações. Porém, sem nenhum risco ao meio ambiente e navegação local, não havendo registro de mortes”, diz o comunicado. A Capitania dos Portos do Amapá irá instaurar um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
Pelas imagens das câmeras de segurança é possível ver quando a embarcação pequena fazia uma manobra para atravessar o rio. Nesse mesmo momento, a balsa tipo boieiro passava pelo rio. O condutor do pequeno barco continua a travessia mesmo com a aproximação da balsa.
Em certo momento, é possível perceber que o barco menor para, mas não há informações sobre o que teria ocorrido para que ele ficasse parado. Então ocorre a colisão e a balsa passa por cima da outra embarcação. Logo depois, é possível ver o barco menor emergir do outro lado, só que sem a cobertura que tinha antes. A estrutura foi arrancada devido à colisão.
A Marinha do Brasil ainda incentiva a sociedade a informar qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 e pelo telefone (96) 991121538.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA