logo jornal amazonia

Em menos de um ano, PF realiza terceira apreensão de peixes ornamentais no aeroporto de Altamira

Mulher foi presa em flagrante ao tentar embarcar para Manaus (AM) com quase 300 peixes ameaçados de extinção, avaliados em cerca de R$ 150 mil no mercado ilícito

O Liberal
fonte

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta segunda-feira (23), uma mulher que tentava embarcar do aeroporto de Altamira, sudoeste do Pará, com destino a Manaus, capital do Amazonas, com uma mala cheia de peixes ornamentais oriundos do Rio Xingu, que seriam traficados para outros estados e países. Esta é a terceira apreensão realizada no mesmo local em menos de um ano, o que demonstra que há uma organização criminosa atuando na região de maneira organizada. O nome da acusada não foi divulgado.

LEIA MAIS:
Chefe de organização criminosa responsável pelo tráfico de peixes em Altamira é preso pela PF
PF apreende mala cheia de peixes, com espécie ameaçada de extinção, no aeroporto de Altamira
PF apreende peixes ameaçados de extinção no aeroporto de Altamira

No total, foram apreendidos 277 peixes da espécie Hypancistrus zebra, popularmente conhecida como cascudo-zebra, uma das espécies apreendida nas outras três ocasiões. O valor total estimado da venda dos animais no mercado ilegal é de cerca de R$ 150 mil. A mulher responsável pela mala foi presa em flagrante e vai responder pelo crime de tráfico de peixes ornamentais, incidido no artigo 34, inciso III da Lei 9.605/1998.

image 277 peixes da espécie cascudo-zebra, ameaçada de extinção, foram apreendidos (Ascom/ PF)

O delegado da PF Thiago Wesley Scapim Machado afirma que esta espécie de peixes chama a atenção dos traficantes pelo alto valor econômico no cenário internacional. "Não é a primeira vez que há apreensão na região, e a PF vem intensificando a repressão de tais delitos. Em junho de 2021 houve prisões e cumprimento de mandados de busca e apreensão de várias pessoas ligadas a uma grande organização criminosa especializada em peixes em Altamira", explicou.

Terceira apreensão em menos de um ano

A primeira apreensão realizada no mesmo local e com as mesmas características foi no dia 23 de novembro de 2020, quando agentes da PF apreenderam três malas cheias de peixes da espécie Conorhynchos conirostris, nome popular pirá-tamanduá, endêmica do rio São Francisco e que está ameaçada de extinção. As malas pertenciam a três mulheres. Uma delas conseguiu fugir e as outras duas foram presas.

Menos de um mês depois, no dia 22 de dezembro de 2020, mais uma mala com 160 peixes, a maioria da espécie popularmente conhecida como cascudo-zebra, foi apreendida no aeroporto de Altamira. Assim como na apreensão desta segunda (23), a mulher responsável pela mala também estava embarcando para o estado do Amazonas. Ela foi presa em flagrante.

Já no último dia 3 de março, a PF cumpriu um mandado de prisão e outro de busca e apreensão contra um homem apontado como um dos chefes de uma organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de peixes ornamentais. Segundo a PF, ele "tinha papel chave na quadrilha, sendo autor intelectual do esquema e articulando intermediários no Pará e em outros estados para revenda dos animais a outros países".

Ainda de acordo com a PF, o grupo tinha a participação de pelo menos dez integrantes, subdivididos em: vendedores internacionais e nacionais, intermediadores, pescadores locais, transportadores das espécimes e receptadores internacionais, "tratando-se de uma organização bem estruturada e com clara divisão de tarefas, com o objetivo de obter grandes vantagens financeiras em detrimento da exploração do meio ambiente".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA