logo jornal amazonia

Em menos de 48 horas, mais duas carretas com 100 toneladas de minério ilegal são apreendidas no Pará

Desta vez, a apreensão foi no município de Conceição do Araguaia. Veículos transportavam grande quantidade de manganês

Redação Integrada (com informações da PF)
fonte

A Polícia Federal (PF) apreendeu, na noite desta quinta-feira (7), duas carretas carregadas com cerca de 100 toneladas de minério manganês, no município de Conceição do Araguaia, na divisa com o estado do Tocantins. O condutor do veículo foi detido e encaminhado para a delegacia, onde prestou depoimento.

LEIA MAIS:
PRF apreende caminhão que transportava mais de 100 toneladas de minério ilegal, em Marabá

A ação policial foi possível devido a uma informação   prestada   por   fiscais   da   Secretaria da Fazenda  (SEFA)   que, após constatarem irregularidade na documentação exigida para o transporte do minério, acionaram a Polícia Federal de Redenção.

Os policiais verificaram que a empresa mineradora, em nome da qual estava a nota fiscal da carga, detinha licença para pesquisa do minério com prazo de validade vencido. Foi feita então, a apreensão dos veículos e das cargas.

Um inquérito policial foi instaurado para apurar a possível ocorrência dos crimes de execução de lavra sem autorização (art. 55 da Lei 9.605/1998) e usurpação de patrimônio da União em razão da exploração de matéria-prima sem autorização (art. 2º da   Lei   8.176/1991).

Segunda apreensão em menos de 48 horas

Esta é a segunda apreensão do tipo em menos de dois dias no Pará. Na terça-feira (5), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão que transportava mais de 100 toneladas de minério, na rodovia BR-222, na altura de Marabá, sudeste paraense.

O motorista do caminhão, ao perceber a intenção da equipe em abordá-lo, tentou fugir, abandonando o veículo. No entanto, a equipe obteve êxito na captura. Durante a abordagem, foi contatado que havia 105 toneladas de Manganês, sendo transportadas de forma ilegal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA