MENU

BUSCA

Dez presos fogem do Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará

Segundo a Seap, os detentos escaparam da Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V)

Saul Anjos com informações do repórter Wesley Costa, da Liberal +

Dez presos fugiram do Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, nesta quarta-feira (10). Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os detentos escaparam da Unidade de Custódia e Reinserção V (UCR V). As autoridades ainda não detalharam a fuga ou o nome de cada um dos internos fugitivos. Mas a Seap comunicou que realiza buscas pelos presidiários. Nenhum deles foram recapturados até o momento.

Quanto aos policiais penais que estavam de plantão no momento da fuga, a Secretaria disse que eles "foram conduzidos para a Delegacia de Crimes Funcionais (DECRIF) para os procedimentos cabíveis".

Já a Polícia Civil informou, por meio de nota, que "seis policiais foram autuados, de acordo com a Lei 9.099/9, por facilitação de fuga na modalidade culposa". "Um policial penal foi preso em flagrante por facilitação de fuga, na modalidade qualificada, pagou fiança e responderá pelo crime em liberdade", comunicou a PC. O caso continua sob investigação pela Delegacia de Crimes Funcionais (DECRIF).

A redação integrada de O Liberal procurou a Seap, mas o estado ainda não se pronunciou sobre o nome dos dez presidiários que fugiram. A reportagem também solicitou um posicionamento da Polícia Civil e, da mesma forma, aguarda retorno. 

VEJA MAIS:

Quatro presos fogem de penitenciária em Santa Izabel do Pará
A fuga teria ocorrido na tarde de segunda-feira (10/06), mas os agentes somente perceberam o caso na terça-feira (11/06)

Usuário de drogas é morto dentro de cemitério em Belém
A polícia acredita que “Gaguinho” se envolveu em uma discussão com o assassino antes de ser atacado

Presos fogem de cadeia através de buraco na parede em Minas Gerais
Outros três detentos que conseguiram sair da cela foram recapturados. Trio segue foragido

Fuga no mês passado

No dia 10 do último mês, houve outra fuga no mesmo complexo, só que na Unidade de Custódia e Reinserção Santa Izabel III (UCR III). Os agentes penitenciários só perceberam a evasão no dia seguinte. A partir de uma inspeção de rotina nas celas, os agentes penitenciários descobriram a escapada. Na ocasião, a Seap também tinha informado à reportagem que a Corregedoria apurava o caso. 

(Com informações do repórter Wesley Costa, da Liberal +)

Polícia