Cinco são presos por esquema de roubo de carga de ouro e cobre da Vale
Segundo a Polícia, funcionários da Vale, donos e operadores de máquinas, e motoristas de caminhão faziam parte do esquema criminoso
A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação “Pó Valioso”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em roubo de minério. Foram presos Douglas dos Santos Borges, Marcione de Sousa Santos, José Ribamar Gomes Rocha, Michelangelo José de Albuquerque e André Luís Toneta Catuxo. A prisão dos acusados ocorreu no município de Parauapebas, no sudeste do Pará, após a investigação descobrir que a ação criminosa vinha sendo praticada pela quadrilha desde janeiro de 2019.
Segundo a equipe policial, a ação criminosa contava com a participação de funcionários da Vale, de um dono de chácara, donos e operadores de máquinas, e motoristas de caminhão que faziam o transporte do minério. A equipe policial disse que a quadrilha subtraia carga de minério de cobre e ouro, com cada carga era avaliada em 600 mil reais, gerando um prejuízo de mais de 7 milhões de reais a Mineradora Vale.
Estão foragidos ainda Elenildo Rocha Silva, Vanderson Da Silva Lima, e José Ricardo Marques Matias, o “Portuga”. “Portuga” é apontado pelas investigações como sendo o chefe da organização criminosa, uma vez que o mesmo contratava os demais membros da quadrilha e realizava o pagamento pelo serviço realizado. A operação que resultou nas prisões foi realizada pela 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, sob comando do delegado Gabriel Henrique Costa, titular da Seccional de Parauapebas.
A Redação Integrada Liberal entrou em contato com a Vale, que se limitou a dizer que está prestando todo o apoio às autoridades policiais que realizam a investigação e informou que adotará as medidas administrativas cabíveis.