logo jornal amazonia

Carga estimada em uma tonelada de pirarucu é apreendida no Marajó

O material estaria distribuído em 22 sacas localizadas em um dos porões da embarcação

O Liberal

Cerca de uma tonelada de carne da espécie pirarucu salgado foi apreendida na tarde da terça-feira (02) em uma embarcação que trafegava próximo ao Distrito de Antônio Lemos, no Marajó Ocidental. A ação foi resultado da integração entre agentes do Grupamento Fluvial, Policiais Civis e Militares e Corpo de Bombeiros Militar, que atuam na Base Fluvial 'Antônio Lemos'. O barco teria saído de Manaus, capital do Amazonas, e tinha como destino final Belém. 

VEJA MAIS

image Como o pirarucu, maior peixe da Amazônia, foi parar nos rios do interior de São Paulo
O pirarucu pode chegar ao comprimento maior de que uma pessoa adulta e tem sido capturado e visto nos últimos anos em rios do interior de SP

image Dois novos pirarucus podem ser visitados no Bosque Rodrigues Alves, em Belém
Os animais são duas fêmeas de aproximadamente 60 quilos cada e estão disponíveis no recinto dos pirarucus

O pescado foi encontrado em uma embarcação denominada “Ana Karoline VI” e estava dividido em 22 sacas, dentro de um dos porões. Durante a abordagem da equipe, o responsável pelo barco teria apresentado documentação que não era compatível com a carga transportada. Além disso, também foi identificado pelas equipes que o material estava sendo acondicionado inapropriadamente, em desacordo com as medidas sanitárias.

Para o coordenador de operações do Grupamento Fluvial (GFlu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), tenente-coronel Bruno Anaissi, a ação estratégica das equipes em Antônio Lemos reduz a ação ilícita nos rios.

“A Base Antônio Lemos está em local estratégico, nas proximidades de Breves, e possui vários órgãos que atuam diuturnamente. Fazemos diversas abordagens em ações preventivas e fiscalizações diárias com órgãos de apoio como a Secretaria de Fazenda (Sefa) e a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Nesse caso, foi identificada a carga irregular e realizado os devidos procedimentos, uma vez que o Pirarucu encontra-se no período defeso. A carga foi escoltada até Belém para os procedimentos cabíveis que identificarão as responsabilidades criminais”, afirmou. 

Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Fluvial, onde será realizada a investigação para apurar a propriedade do material. A carga foi encaminhada para a Adepará para a destruição.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA