Caminhoneiro é autuado após ser pego com 45 comprimidos de anfetamina em Santarém
Substância foi achada durante abordagem de policiais rodoviários federais, na BR-163
Um caminhoneiro foi autuado por porte ilegal e consumo de drogas após ser flagrado com 45 comprimidos de anfetamina em Santarém, no Baixo Amazonas. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no quilômetro 996 da BR-163. Conforme informações divulgadas pela PRF nesta segunda-feira (1º), o material foi encontrado após uma equipe de policiais dar ordem de parada a um caminhão Volkswagen para a verificação dos itens de segurança.
Durante a abordagem, que ocorreu na última sexta-feira (29, o veículo foi fiscalizado e a cabine vistoriada. Foi lá que três cartelas do produto foram achadas pelos agentes. Apesar de terem uso principal no combate à obesidade, as anfetaminas - que têm sua comercialização regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - são comumente usadas por condutores de veículos que transportam cargas com prazo curto para entrega pelo seu efeito colateral: a supressão de sono.
O uso das anfetaminas garante que motoristas fiquem longos períodos sem dormir, por vezes até 24 horas sem interrupção e aumentem a produtividade das entregas. Quando o uso é controlado, a anfetamina não apresenta risco significativo. A preocupação ocorreu quando há consumo exagerado de anfetaminas, ainda mais nas versões modificadas, como o ecstasy, que é classificado como droga ilícita.
O condutor foi autuado em tese por porte ilegal e consumo de drogas, previsto no artigo 28 da Lei 11.343/06. As penalidades podem ser advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade e medidas educativas de comparecimento a programa ou curso educativo.
O motorista, que não teve a identidade informada, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), onde assumiu o compromisso de comparecer em juízo quando solicitado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA