Câmara e Segup rebatem vídeo onde vereador comemora morte de Gordo do Aurá
Para Segup, posição de Silvano é "individual". CMB diz que postagem não reflete "posicionamento da casa"
Após a circulação de vídeo onde o vereador de Belém, Sargento Silvano (PSD), comemora a morte do vereador de Ananindeua Deivite Wener Araújo Galvão (sem partido), conhecido como “Gordo do Aurá”, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e a Câmara Municipal de Belém se pronunciaram sobre o posicionamento e as opiniões emitidas pelo parlamentar - que é militar. A Segup ressalta que a conduta "deve ser apurada junto à Câmara de Vereadores de Belém, à qual o parlamentar, eleito pelo voto popular, está vinculado".
Deivite Wener Araújo Galvão foi assassinado na tarde desta quinta-feira (21), no bairro da Pedreira, em Belém. Câmeras de segurança registraram a emboscada. Silvano postou um vídeo, logo depois do episódio, festejando o assassinato do vereador de Ananindeua. O vídeo viralizou nas redes sociais e pode ser acessado por várias outras postagens - apesar de Sargento Silvano tê-lo excluído momentos depois.
Leia mais:
- Em vídeo, Sargento Silvano comemora morte de Gordo do Aurá
- Vídeo registra o momento em que carro de Gordo do Aurá é alvo de emboscada
- Vereador 'Gordo do Aurá' é assassinado a tiros no bairro da Pedreira
- Conheça a polêmica história de Deivite Wener Araújo Galvão, o Gordo do Aurá
- Carro onde estava Gordo do Aurá durante assassinato ainda é mistério
Ainda segundo a Segup, a postura do sargento "é pessoal". O órgão ressaltou que Silvano está na reserva da Polícia Militar, após investir em cargo político, e que suas opiniões não possuem "relação com os princípios e condutas adotadas pela Corporação da Polícia Militar do Pará". A Segup diz ainda que sua atuação é "contra toda forma de incitação ou prática de violência".
Por sua vez, também em nota, a A Câmara Municipal de Belém limitou-se a dizer que a postagem de Sargento Silvano "não representa o posicionamento da casa". A CMB disse ainda que "se solidariza com familiares e amigos do vereador de Ananindeua".
REAÇÕES
No vídeo, Silvano aparece dizendo frases como “o crime não compensa”, enquanto finge chorar, de forma irônica, comentando a morte de Deivite Galvão.
Leia a íntegra da nota da Segup:
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informa que a postura do vereador em rede social é uma questão pessoal, isolada, que não possui relação com os princípios e condutas adotadas pela Corporação da Polícia Militar do Pará. A Segup ressalta, ainda, que quando investido de cargo eletivo qualquer militar vai automaticamente para a reserva. Portanto, a referida conduta deve ser apurada junto à Câmara de Vereadores de Belém, à qual o parlamentar, eleito pelo voto popular, está vinculado. A Segup ressalta, no entanto, que o conjunto de forças do Sistema de Segurança Pública tem atuado contra toda forma de incitação ou prática de violência, com ações que tem sido intensificadas desde o dia 2 de janeiro deste ano, entre as quais o reforço do policiamento nas ruas, especificamente nas áreas onde há o maior índice de violência, e, no caso específico do crime que vitimou o vereador Deivite Wener Araújo Galvão, a Segup reforçou a segurança na área em que ele residia e em todo o seu entorno para garantir a tranquilidade dos demais moradores”.
Leia a íntegra da nota da Câmara Municipal de Belém:
"A Câmara Muncipal de Belém informa que a postagem foi feita na rede social pessoal do vereador Silvano, portanto não representa o posicionamento da casa. A CMB se solidariza com familiares e amigos do vereador de Ananindeua".
A CMB também informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia ou pedido de manifestação oficial por parte da justiça em relação a conduta do vereador Sargento Silvano. Caso receba, o jurídico e a comissão de ética da casa tomarão as medidas cabíveis.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA