Bando explode banco e ataca policiais em Rio Maria
Eram de 10 a 15 criminosos, que ainda fizeram reféns na fuga
Um bando armado explodiu caixas eletrônicos e o cofre do Bradesco, na madrugada desta segunda-feira (18), em Rio Maria, sudeste paraense. Eram de 10 a 15 bandidos, em três veículos. Eles também atacaram a delegacia do município e o quartel da Polícia Militar, para encurralar os policiais e evitar qualquer reação durante o assalto. Na fuga, foram feitos reféns, que não se machucaram e já foram libertados.
LEIA MAIS:
Pará já registrou sete assaltos a banco só no começo de 2019
Roubo a bancos estilo "novo cangaço" se tornaram mais frequentes desde 2010
Foi uma madrugada de terror para a população de Rio Maria, por conta das explosões e barulhos de tiros constantes. Foi uma mais uma ação criminosa conhecida como "novo cangaço". É uma alusão à forma de agir dos cangaceiros. Mas também é conhecido como "assalto vapor". É uma modalidade de crime que vem crescendo no Pará desde 2010, como aponta a Polícia Civil.
Toda a ação criminosa demorou cerca de uma hora. Apesar dos ataques à delegacia e ao quartel da PM, nenhum policial foi ferido. Mas houve vários prejuízos materiais, como danos aos imóveis e viaturas. O prejuízo material do banco ainda não foi estimado, mas a agência ficou bastante destruída por conta dos explosivos. Não há informes do valor roubado pelo bando criminoso.
Os assaltantes fugiram em direção à zona rural de Rio Maria. Uma equipe da Delegacia de Roubos a Bancos e da Companhia de Operações Especiais (COE) foram enviados de Belém até a cidade. Policiais de outros municípios também foram encaminhados ao município e estão na busca pelos criminosos. Peritos Criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves farão a análise da agência em busca de rastros.
Quaisquer informações que possam ajudar a localizar os criminosos que atacaram o banco, a delegacia, o quartel da PM e fizeram reféns, podem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181). Não é preciso se identificar e a ligação é gratuita.
Faz pouco mais de um ano que Rio Maria foi alvo de assaltantes de banco. Em 11 de janeiro do ano passado, o assalto foi numa agência do Banco do Brasil. Toda a ação desse dia foi igual à desta segunda-feira (18). E é igual a todas as demais no estilo vapor ou novo cangaço, que há pelo menos nove anos desafiam a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA