MENU

BUSCA

Balanço mostra redução da criminalidade no Sul e Sudeste do Pará

Nos casos de furto, queda foi de 55% em relação ao ano anterior

Redação Integrada

Os índices de criminalidade no período do Carnaval caíram em 2019 na comparação com o ano anterior nas regiões Sul e Sudeste do Pará. Em 2018, durante o período carnavalesco, foram registrados 223 roubos, contra 100 ocorrências em 2019, uma queda de 55% em relação ao ano anterior.. Quanto aos furtos, houve redução de 27%, passando de 290 casos no ano anterior para 211 neste ano.

Os dados fazem parte do balanço comparativo da área de segurança, divulgado na tarde da última quinta-feira (14), pelo secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, juntamente com os comandantes regionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendência da Polícia Civil. Os dados foram apresentados na sede da Secretaria, em Marabá.

Os dados da Segup também registram queda nos números de homicídios, sendo sete casos este ano, nove a menos em relação aos 16 ocorridos em 2018 (queda de 56%).

João Chamon destacou a importância dos dados positivos da Operação Carnaval 2019. “Os números que serão apresentados são o reflexo de uma atuação integrada das instituições de Segurança, que trabalharam de forma árdua e ininterrupta para garantir mais segurança para a população paraense. O governador Helder Barbalho tem colocado o tema da segurança pública como prioridade do seu governo, além dos investimentos que estão sendo feitos por meio da Secretaria de Segurança Pública na reestruturação das nossas forças policiais”, reiterou o secretário Regional de Governo.

O chefe do Departamento-Geral de Operações da Polícia Militar, coronel Marco Antônio de Oliveira Cidon, apresentou os dados estatísticos levantados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) nas cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) - 7ª Risp, sediada em Paragominas; 9ª Risp, em Tucuruí; 10ª Risp, em Marabá; 13ª Risp, em Redenção, e 14ª Risp, em São Félix do Xingu - englobando os 39 municípios do Sul e Sudeste do Estado. 

Prisões e apreensões - Em relação ao tráfico de drogas, 23 casos foram registrados contra 12 do ano passado. Um aumento considerado positivo, uma vez que o número de prisões e apreensões de entorpecentes atingiu o percentual de 92%. Com relação ao crime de estupro, o balanço aponta um aumento no comparativo dos períodos analisados. Seis ocorrências foram registradas em 2019 e cinco em 2018 (aumento de 20%).

Para o coronel Marco Antônio de Oliveira Cidon, o resultado foi muito positivo, principalmente na região-polo de Marabá, onde os números apresentaram uma queda de 42% nas ocorrências de furtos - 77 no ano passado e 52 em 2019. Os roubos caíram 49%, sendo 28 em 2019 e 71 no ano anterior. O coronel Cidon destacou que não houve registro de homicídios em Marabá no Carnaval, enquanto em 2018 ocorreram três assassinatos.

Polícia