Aplicativo SOS Maria da Penha promete auxiliar no combate à violência contra a mulher
Um aplicativo, que será lançado nesta segunda-feira (9) pelo Governo do Estado, promete auxiliar mulheres a denunciar agressões. Com o SOS Maria da Penha no celular, será possível a mulher cadastrar até três pessoas próximas e, caso precise de ajuda, o dispositivo enviará um e-mail com a localização da agredida para essas pessoas previamente cadastradas.
O uso do aplicativo é feito por meio de um botão, que informaria aos policiais da patrulha, a localização exata da mulher sob ameaça que utilizou a ferramenta por meio de um mapa. Ao receber o chamado, o administrador do sistema ou policial ligaria para a mulher sob medida protetiva, perguntando se o apoio policial é necessário. Caso a mulher não atenda ou afirme que precisa de apoio, a patrulha é acionada, a equipe vai até o local e dá o suporte necessário
Desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Polícia Militar do Pará, o aplicativo multiplataforma foi feito a partir de um estudo para o delineamento de um projeto para atender à Patrulha Maria da Penha, que atende atualmente 146 mulheres que estão sob medida protetiva na região metropolitana de Belém. Posteriormente ele será levado para todo o Estado.