MENU

BUSCA

Alunos ameaçam atentado em escola municipal de Ananindeua

Um foi apreendido e o outro preso. Aulas estão suspensas.

Redação Integrada

Conversas de dois estudantes ameaçando um atentado na Escola Municipal São Paulo, localizada no bairro da Jaderlândia, em Ananindeua, que circularam por meio de prints nas redes sociais, são verídicas, confirmou na manhã desta segunda-feira (9) a Prefeitura Municipal de Ananindeua.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos eram ligados ao sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um deles, menor de idade, teve audiência de custódia no sábado (7), após as autoridades tomarem conhecimento do caso. O outro, maior de idade, foi detido na manhã desta segunda-feira (9).

A situação, segundo a Semed, é acompanhada pela secretaria desde a publicação das mensagens dos alunos, que encaminhou o caso à Polícia Civil e à Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipoe) da Polícia Militar, que estão conduzindo as investigações.

"Os professores foram recebidos por uma equipe de técnicos da Semed e tiveram uma conversa sobre “Pensar uma nova escola”; um psicólogo está disponível para atendimento e ao longo da semana a escola receberá palestras com a guarda municipal e polícia militar", conclui a nota da Prefeitura de Ananindeua, que informa ainda que as aulas foram suspensas com retorno previsto para a próxima terça-feira (10).

Alunos dizem que escola 'vai virar história'


As mensagens chocam pelo teor: nas conversas dos alunos, eles supostamente marcam dia e horário para a ação na escola. Nos diálogos, uma imagem de dois revóveres é compartilhada. Um dos estudantes diz que quer matar uma professora. "Já descolei uma arma. 8:30 começa. A primeira vítima vai ser a professora", diz uma das mensagens.    

"Eu já tenho como descolar uma arma porque eu quero matar uma pessoa lá dentro", diz outra parte da conversa. "A escola São Paulo vai virar história", diz um aluno. "Igual a outra escola", responde o outro estudante. 

Procurada pela redação integrada de O Liberal, a Companhia de Policiamento Escolar da Polícia Militar do Pará (Cipoe) confirmou que está apurando o caso na escola - e que só dará mais detalhes depois que tiver mais informações dos políciais que foram encaminhados ao estabelecimento de ensino.

Já a Polícia Civil confirmou, por meio de nota, que apreendeu, no último sábado (7), “o adolescente que estaria envolvido na organização de um suposto atentado a ser realizado em uma escola no bairro do Jaderlândia, em Ananindeua”. Segundo o órgão, ele foi apresentado na sede da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) e, em seguida, o Ministério Público representou por sua internação, que foi deferida. Sobre o maior de idade envolvido no caso, a Polícia disse que ele foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (09), por policias da Delegacia do Jaderlândia. Ele responderá pelos crimes de ameaça e corrupção de menores.

 

Polícia