logo jornal amazonia

Advogados envolvidos com integrantes do Comando Vermelho são presos

Força-tarefa do Ministério Público do Estado cumpriu mandados de prisão preventiva contra cinco pessoas

O Liberal
fonte

Uma força-tarefa do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) cumpriu mandados de prisão preventiva, em Belém e Salinópolis, expedidos contra dois advogados e três integrantes de uma facção criminosa. A "Operação Pombo" investiga a relação de advogados com integrantes de facções criminosas que estão custodiados em estabelecimentos prisionais paraenses. A ação envolveu o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional) (GSI) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

VEJA MAIS

image Morto na Vila Cruzeiro era mandante de 20 ataques a agentes de segurança no Pará
Mauri Edson Vulcão Costa, conhecido como “Déo”, era do alto comando do braço da maior facção criminosa do Brasil nas cidades de Belém e Abaetetuba

image Dois suspeitos de integrar facção criminosa morrem em troca de tiros com a PM
"Tiaguinho" e "Rafael Tigrão", como foram identificados os suspeitos, estariam planejando um ataque contra agentes de segurança

image Operação policial contra facção criminosa prende 5 pessoas em Santarém
Os presos são apontados como responsáveis por torturar um homem que acabou ficando tetraplégico

Ao longo de quase um ano, a investigação conseguiu constatar a relação entre os dois advogados e integrantes do Comando Vermelho. A apuração indicou que os advogados vinham atuando como “mensageiros” durante o exercício da advocacia para atuar como um elo entre faccionados presos e faccionados soltos, repassando as informações obtidas durante as visitas realizadas em estabelecimentos prisionais no Pará.

Bilhetes eram enviados a integrantes do Comando Vermelho

Mandados de busca e apreensão, cumpridos anteriormente, apreenderam bilhetes manuscritos que, segundo o MPPA, eram destinados a diversos integrantes do Comando Vermelho, dentre eles David Palheta Pinheiro, vulgo “Bolacha”, e Leonardo Costa Araújo, vulgo “L-41”, ambos encontrando-se atualmente foragidos no Estado do Rio de Janeiro.

image Fiscalização em festa atribuída à facção criminosa termina com um morto pela polícia
Suspeito tentou reagir à abordagem e acabou atingido por um dos agentes

Também foram apreendidos aparelhos eletrônicos, dentre os quais um relógio smartwatch pertencente a um dos advogados, utilizado para gravar as mensagens durante as visitas carcerárias e repassá-las aos integrantes da facção que estavam foram da prisão.

image Suspeito de integrar facção criminosa é assassinado em Medicilândia
Ele estava dentro de um bar e restaurante e não teve chances de defesa

A série de atentados contra agentes de segurança pública ordenados por integrantes de facções criminosas, a exemplo das duas dezenas de registros de crimes contra policiais penais, serviu de subsídio jurídico à decretação e manutenção da segregação provisória.

As investigações seguem sob sigilo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA