Cachorro vomitando? Saiba o que pode ser
Problemas como ingestão de objetos estranhos, alterações no fígado e estômago vazio podem ocasionar o vômito no pet; saiba mais

Ver o cachorro vomitando ou apresentando algum sinal de desconforto costuma gerar bastante preocupação aos seus tutores e apresentar indícios de que algo não está bem com o cãozinho, problemas esses que vão desde a sua própria alimentação a transtornos como a ansiedade. Pensando nisso, o Oliberal.com explicou o que pode ser o vômito no pet, o que fazer e suas causas. Confira!
VEJA MAIS
Cachorro vomitando: causas
O vômito no cachorro, assim como nos humanos, pode ser indício de que algo não está bem. Ingestão de um alimento indevido, estômago vazio, alterações no fígado e intolerância à ração podem ser alguns causadores do vômito, no entanto, um sinal importante que deve ser observado é a coloração do conteúdo expulsado.
Vômito amarelo
Na maioria das vezes, o vômito amarelado é uma forma de defesa do organismo do cachorro, geralmente ocasionada pela ação da bile, uma substância produzida pelo fígado e liberada pela vesícula biliar. Às vezes, o cão fica por muito tempo de estômago vazio e essa substância acaba irritando o estômago. É sempre bom ficar atento a frequência desse vômito, pois outros problemas como alteração no fígado, ansiedade e dor podem ocasionar a ação.
Vômito verde
O vômito verde também pode ter as mesmas causas do amarelo, no entanto, o esverdeado indica a quantidade de bile presente.
Vômito com espuma branca
O vômito com espuma branca pode ser um problema mais difícil de identificar, mas observar se o cãozinho apresenta sintomas como tosse ou febre é crucial para o diagnóstico do veterinário. Entre as causas mais frequentes, pode-se citar a intoxicação alimentar, náuseas, indigestão, refluxo e inflamações no estômago ou intestino.
Vômito com sangue
O vômito com sangue traz muita preocupação ao tutor do cachorro. Entre as causas comuns estão as lesões internas, ingestão de objetos pontiagudos ou estranhos, verminoses, coagulopatia, doença do carrapato e outras doenças mais graves.
Vômito marrom
Além de algum problema alimentar, que é bastante comum, o vômito marrom também pode indicar que o pet está mexendo em suas próprias fezes. Alguns cães possuem o hábito de comer os resíduos, algo chamado de coprofagia. Essa ação é ocasionada por problemas como ansiedade, submissão e necessidade de atenção.
Vômito e diarreia
O vômito acompanhado da diarreia pode ser uma intolerância alimentar no cãozinho. Mas vale ressaltar que doenças como giárdia, parvovirose e cinomose também podem gerar esses sintomas.
VEJA MAIS
Cachorro vomitando: saiba o que fazer
Além de observar o que anda acontecendo com o pet, levá-lo imediatamente em um veterinário é a atitude ideal que o tutor deve tomar. Lá, o animal passará por exames e poderá fazer o tratamento adequado para tratar o desconforto ou descobrir possíveis doenças.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA