Tutores devem redobrar os cuidados com seus pets em dias de chuva
Mês de novembro começando e com ele as corriqueiras pancadas de chuva
Mês de novembro começando e com ele as corriqueiras pancadas de chuva. Diante disso, você que é mãe ou pai de pets deve redobrar a atenção para os adorados banhos de chuva ou andanças por locais alagados com seu bichinho de estimação.
VEJA MAIS
Não que as chuvas façam mal, o problema é que, neste período, os animais podem ficar mais suscetíveis a algumas doenças. A médica veterinária Marcela Bernal lista as principais zoonoses que podem acometer o seu animalzinho e para evitar tais doenças, acender o alerta é muito importante. Entre as principais doenças listadas estão: leptospirose canina, parvovirose canina, gripe canina e dermatites.
A médica veterinária Marcela Bernal lista as principais zoonoses que podem acometer o seu animalzinho e para evitar tais doenças, acender o alerta é muito importante. Entre as principais listadas estão: leptospirose canina, parvovirose canina, gripe canina e dermatites.
“É importante ficar atento e não colocar o seu pet em risco. Tomar cuidado com os locais por onde ele anda, principalmente se vai às ruas com frequência, ou onde dorme é fundamental”, diz a veterinária.
A médica explica que o local onde o animal fica ou dorme deve estar seco e limpo, assim como a sua pelagem. Animais que ficam muito tempo molhados podem desenvolver dermatites (micoses na pele), uma das doenças mais comuns em tempo chuvoso. O excesso de umidade também pode causar tosse e resfriados nos cães.
Vale lembrar que os animais adoram os banhos de chuva e as poças d’água que se formam neste período. Se o seu bichinho saiu de casa para uma estrepolia dessas, após a brincadeira, você deve dar um bom banho com sabão e/ou shampoo apropriado e seca-lo. “Animais molhados durante muito tempo podem pegar gripe ou fungos na pele. O ideal é que eles não se molhem sempre”, alerta a veterinária.
Outro risco é em relação à água que corre nas ruas, que pode carregar a bactéria leptospira, presente na urina de ratos e outros animais e causa a leptospirose, doença extremamente grave e que pode levar o seu animal à morte.
Veterinários orientam que tutores tenham alguns cuidados para evitar as zoonoses como: vacinar os cães anualmente contra a leptospirose; vacinar cães e gatos contra a raiva; armazenar alimentos e rações dos animais de maneira correta; trocar a água de suas vasilhas várias vezes ao dia; manter as vasilhas sempre limpas e levar, sempre que possível, o pet a uma consulta com veterinário.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA