Por que os gatos ronronam? Veja alguns possíveis motivos
Prazer, satisfação e até dor são possibilidades; atente-se a comportamentos incomuns; entenda
Gatos são animais carinhosos, sim! Um momento de demonstração desse afeto ocorre quando, ao receber uma carícia, os felinos “ronronam”: aquele barulho estranho emitido por alguns pets. Mas por que os gatos ronronam?
VEJA MAIS
O motivo dos gatos ronronarem ainda não é um consenso entre os pesquisadores. Segundo algumas teorias, eles aprendem a emitir esse som desde recém-nascidos, com o intuito de chamar a atenção da mãe, facilitando a localização na hora da amamentação. Isso explicaria o fato de que muitos gatos adultos ronronam na hora da refeição.
Mas nem sempre o “ronrom” está associado a atos de prazer e satisfação. O ronronar também pode indicar estresse ou até mesmo algum incômodo relacionado à saúde. É bom ficar atento a comportamentos fora do normal e procurar ajuda especializada.
Veja alguns motivos do ronronar
- Satisfação: gatos ronronam para demonstrar que estão felizes ao receber uma carícia;
- Fome: os felinos também emitem o som para indicar que estão com fome ou, até mesmo, quando percebem que está na hora da ração;
- Comunicação: o ronronar pode ser uma maneira do gato se comunicar. O som pode ser diferente de acordo com a situação;
- Cautela: o ronronar do gato também pode significar cautela ao entrar em um ambiente desconhecido, enquanto exploram o local;
- Dor: ronrons podem estar associados a dores, inclusive mais graves. Já para alguns estudos, ronronar é a cura. A vibração deste som estimularia o sistema defensivo do bichano.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA