Dicas para quem quer adotar um animal
Confira o passo-a-passo do que é necessário saber antes de adotar um pet
Se você está pensando em adotar um animal de estimação, saiba que apenas querer não é o suficiente. Cachorros e gatos têm uma longa vida e precisam de cuidados diários para manter a saúde e o bem estar. Refletir sobre o espaço de acolhimento, disponibilidade e adaptação ao novo lar são importantes pontos que precisam ser levados em conta na hora da decisão de cuidar de um bichinho. Confira dicas para adoção de pets.
VEJA MAIS
Acolhimento
Saiba sobre o perfil e a vontade de cada membro da família. A chegada de um novo animal de estimação precisa ser desejada por todos e ser acolhida com muita paciência até a completa adaptação do pet. Além disso, é preciso escolher um animal que atenda o perfil geral da sua casa.
Disponibilidade
Os cachorros precisam ter uma rotina que envolva exercícios físicos e atividades ao ar livre. Para isso, antes da adoção, verifique se terá alguém com disponibilidade para dar atenção ao novo pet. Caso contrário, priorize cães adultos.
ONGs e protetores
Ao optar por adotar um pet, procure ONGs e protetores que desenvolvam um trabalho sério. Busque informações e verifique a estrutura de cada local. Também é uma boa opção o apadrinhamento de alguns animais e a doação de ração para manter em funcionamento dos locais.
VEJA MAIS
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Além dos abrigos, os CCZs são centros de referência para adoção de animais. A maioria dos pets disponíveis foram abandonados por outras famílias. Esses centros também realizam diversas feiras de adoção pela cidade.
Preparativos para a chegada
Antes de levar o novo membro da família para casa, certifique-se de ter itens necessários para a alimentação e local por onde o animal irá transitar. A adaptação com outros pets também precisa ser feita com paciência, mas todo esforço será recompensador.
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA