MENU

BUSCA

Zoonoses resgata cavalo esfaqueado em Santarém

O responsável pelos maus tratos, ainda sem identificação, cortou uma das patas do animal

O Liberal

Após ter sido esfaqueado e ter perdido muito sangue, um cavalo foi resgatado pelo Centro de Controle De Zoonoses (CCZ), na noite do último sábado (17), na rua Vitória Régia, nas proximidades da Toca da Raposa, no bairro Santarenzinho, em Santarém, oeste paraense. 

Moradores da área relataram que o animal estava amarrado em uma área de mata. O responsável pelos maus tratos, ainda sem identificação, cortou um pedaço da corda e uma das patas dele. 

"Olha aí como tá o animal: todo cortado, sangrando o bichinho. Está sofrendo de dor, tenho certeza disso. Cortaram a pata dele", narrou uma mulher não identificada, que é ouvida em um vídeo que mostra o exato momento em que o cavalo está no chão, sangrando.

Assista (cenas fortes):


A ONG Lar do Amor, que resgata animais em Santarém, recebeu a denúncia e foi até o local. "Acabamos de receber esse pedido de ajuda pra esse cavalo que foi esfaqueado. Sim, as coisas estão cada vez pior. Ele está jogado, sentindo dor. Estamos paralisadas, mas, diante desse sofrimento, não podemos deixar de tentar ajudar", comentou a ONG, por meio de publicação do vídeo do cavalo nas redes sociais.

A equipe da ONG acionou a polícia e o CCZ. Policiais da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipamb) estiveram no local e também acionaram o Centro de Controle De Zoonoses (CCZ) para dar suporte e fazer o resgate do animal. Diligências foram feitas pelo bairro, para tentar localizar os responsáveis pela ação criminosa.

Crime

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), no art. 32, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cabe a pena em detenção de três meses a um ano, além de multa.

Pará