MENU

BUSCA

Viaduto da BR-316 entra na fase final e recebe arte inspirada na Amazônia

Com 96% da obra concluída, estrutura promete melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém

Agência Pará

A obra do viaduto da Avenida Independência com a BR-316 atingiu 96% do cronograma de execução. O equipamento público está sendo construído pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), para melhorar a mobilidade e diminuir o tempo de viagem, o que vai garantir maior segurança e conforto para a população que precisa utilizar a rota diariamente.

"Estamos fiscalizando a etapa final desse importante equipamento que vai transformar a mobilidade urbana da Região Metropolitana. Estamos na etapa final de pavimentação e já vamos implantar a sinalização, trazendo mais segurança para os usuários que transitam no entorno da Alça Viária, da Av. Independência, Ananindeua, Marituba e Belém", explica o secretário de Infraestrutura e Logística do Pará, Adler Silveira.

VEJA MAIS

Trânsito é alterado no cruzamento das avenidas Mário Covas e Independência para obras do viaduto
As mudanças começam a partir deste sábado (26) para garantir a segurança no trabalho de içamento de vigas no trecho

Governo do Pará inspeciona obra de novo viaduto da BR-316
Helder Barbalho fez visita técnica às obras e falou sobre as obras de três viadutos que estão sendo construídos na Região Metropolitana de Belém

NGTM inicia nova etapa da construção do viaduto nas avenidas Mário Covas e Independência
O condutor que estiver na Avenida Independência, sentido Ananindeua, não poderá dobrar à direita na Mário Covas, pois haverá grande movimentação de máquinas e operários.

Morador da Região Metropolitana de Belém, o engenheiro florestal Marcos Nascimento destaca a importância do novo viaduto, principalmente por conta do tempo que as pessoas levam no trânsito diariamente. "Essa obra é essencial para o trânsito da região, vai diminuir os congestionamentos que são rotineiros nesta área, além de melhorar o acesso à Av.  Independência, desafogando o trânsito na BR-316", diz.

Intervenção artística com araras e guarás

Com cores vivas dos ambientes na Amazônia, os muros do viaduto da BR-316 com a Avenida Independência, na Região Metropolitana de Belém (RMB), receberam intervenção artística pelas mãos do muralista e artista plástico Jeferson Cardoso, paraense e morador de Belém.

Com a experiência de 23 anos atuando com a pintura artística, Jeferson frisa que a inspiração para o mural do novo viaduto veio da biodiversidade amazônica, com tons mais fortes e vibrantes. A arara-canindé e a arara-vermelha são os destaques do trabalho, que também retrata os rios e os guarás. 

"A Amazônia é uma inspiração, olhar para qualquer lado da cidade nos traz inspiração. É uma alegria grande proporcionar para a população uma pintura tão linda, feita à mão livre, e com muito carinho também colocado em cada detalhe", frisou Jeferson.

Para executar o trabalho, Jeferson convidou o pintor Fernando Barrão, profissional que trabalha em sincronia com ele. "É uma sensação maravilhosa porque estamos presenteando a cidade com essa pintura linda, espero que todos prestigiem essa arte. É o sonho de qualquer artista, fazer um trabalho dessa proporção", comemora Jeferson Cardoso.

Pará