Uso de colas instantâneas em procedimentos de estética pode causar cegueira, alerta Sespa
O produto não é autorizado pela Anvisa e vem causando diversas ocorrências como reações alérgicas, irritação e ardência nos olhos
Aplicar cílios e unhas postiças pode causar reações alérgicas sérias e até cegueira, ocasionada por colas instantâneas que não possuem a devida certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No último dia 26 de março, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DEVS), emitiu alerta de segurança sobre os perigos associados à utilização indevida desses produtos.
De acordo com a Sespa, o alerta vem após a Secretaria receber relatos de pessoas que apresentaram reações alérgicas, irritação e ardência nos olhos, que ficaram lacrimejando devido ao uso desses produtos em aplicação de cílios e unhas postiças. “O uso desses produtos pode causar danos graves à saúde, incluindo cegueira, uma vez que não são testados para contato com pele, unhas ou olhos”, informa o alerta.
No alerta a orientação é direcionada tanto para consumidores, como para profissionais do segmento de estética. “Que permaneçam aplicando apenas produtos cosméticos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informa.
Procurar atendimento médico de imediato
Em caso de complicações decorrentes do uso dessas colas instantâneas extrafortes, que são recomendadas apenas para o uso em objetos, os consumidores devem procurar assistência de um profissional de saúde. Os problemas devem ser comunicados à Vigilância Sanitária local, do município ou do Estado, para a devida investigação.
Em qualquer evento adverso decorrente do uso do produto cosmético ou de uso indevido de produto não regularizado para uso humano, é preciso procurar assistência médica e notificar à Anvisa, por meio de endereço na web.
Veja o alerta da Sespa na integra