MENU

BUSCA

Usinas da Paz promovem transformações positivas no dia a dia das famílias em Belém

De 2021 a novembro de 2024, mais de 5 milhões de atendimentos foram garantidos pelos Complexos comunitários

Agência Pará

As Usinas da Paz são consideradas como verdadeiros presentes pela dona de casa Brenda Senna, mãe de três crianças atípicas, em Belém. Desde a entrega do complexo da Cabanagem, em 2022, que é uma das cinco UsiPaz em funcionamento na capital paraense, Brenda leva, regularmente, as crianças para atendimentos clínicos. E elas também participam de atividades de esporte e de lazer ao longo dos anos. 

“Aqui, para mim, é um lugar de inclusão. Consegui os diagnósticos dos meus filhos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e também os encaminhamentos necessários, com a ajuda dos profissionais de saúde da Usina da Paz. Eu sou grata por todo o acolhimento que a gente recebe desde o início. As vidas são, realmente, transformadas através deste espaço e da ajuda dos profissionais que aqui atuam. Eu só tenho a agradecer”, celebra Brenda. 

As cinco Usinas da Paz, em Belém, nos bairros do Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Bengui e Cabanagem, são responsáveis por inúmeras transformações sociais na realidade de famílias paraenses. Os mais de 70 serviços gratuitos nas áreas da saúde, cidadania, esporte, cultura e lazer, oferecidos pelos complexos, refletem diretamente na redução da violência e criminalidade, garantindo uma convivência mais segura e saudável. Mais de 5 milhões de atendimentos foram registrados desde o ano de 2021 a novembro de 2024. 

Espaços de oportunidades e novos conhecimentos

VEJA MAIS

Construção de novas Usinas da Paz chega à fase de conclusão em Castanhal e Capanema
Novos complexos de cidadania vão beneficiar a população com mais de 70 serviços gratuitos em diversas áreas

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts conhecem a Usina da Paz
Os pesquisadores estão em Belém para um evento que vai debater os futuros urbanos de cidades localizadas na Amazônia

“A Usina é uma porta infinita de conhecimento e a partir das atividades desenvolvidas nos complexos, que tiram as pessoas de situação de vulnerabilidade, famílias podem mudar de vida. Ela fortalece, principalmente, essa juventude mais ociosa, que não tem oportunidade e que, a partir de qualificações oferecidas no espaço, vai ter mais preparo para o mercado de trabalho. E isso faz a transformações sociais e a redução dos índices de violência”, pontua a titular da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Elieth Braga.

Maria Victória Reis, 8 anos, a filha mais velha de Brenda Senna, do início desta reportagem, conta que a natação é a atividade preferida na Usina. “Os professores dão atenção e têm muita paciência com a gente. Sempre venho com meus irmãos Raphael e João Miguel para consultas, visitar a biblioteca e fazer aula de natação, que eu estou aprendendo. O Raphael já aprendeu e também me ensina com o professor. A gente brinca, corre e se diverte bastante”, conta.

Icoaraci 

A Usina da Paz Icoaraci será a 6ª entregue pelo Governo do Estado na cidade de Belém. O novo complexo de cidadania de Belém vem sendo construído em um terreno de aproximadamente 11 mil metros quadrados, na travessa do Cruzeiro. A obra já conta com mais de 32% dos serviços concluídos, e tem a previsão de entrega no segundo semestre de 2025. 

Serviço:

A programação de cada usina pode ser consultada no Instagram @usinasdapaz

Pará