MENU

BUSCA

Usinas da Paz inspiram projeto federal voltado à segurança e cidadania

Projeto criado e desenvolvido pelo Governo do Pará poderá servir de modelo para todo o País

Agência Pará

Representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, estiveram em Belém, nesta quarta-feira (8), para conhecer de perto o funcionamento das Usinas da Paz. A visita técnica teve como principal objetivo conhecer o modelo adotado pelo Governo do Estado e utilizá-lo como referência para a elaboração do projeto federal Centros Comunitários pela Vida – Convive.

As Usinas da Paz, parte do programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz), têm se destacado nacionalmente por promoverem a inclusão social, o acesso a serviços públicos e a redução da violência em áreas de vulnerabilidade. Ao reunir em um único espaço ações de cidadania, saúde, educação, cultura, esporte, lazer e segurança, as Usinas se consolidaram como polos de transformação comunitária.

Durante a visita, os técnicos da Senasp conheceram a Usina da Paz do bairro da Cabanagem. Eles foram recepcionados por técnicos e diretores da Usina que apresentaram dados, metodologias e relatos sobre o impacto positivo da iniciativa junto à população.

Segundo os representantes federais, a experiência será fundamental na implementação do projeto Convive, que pretende levar centros integrados semelhantes para outras regiões do Brasil. 

“Viemos conhecer a experiência das Usinas da Paz, para depois pensarmos e levarmos o funcionamento como modelo para o projeto que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Justiça. Estamos aqui para falar sobre o serviço, funcionamento, manutenção, custeio, tudo o que é necessário para manter este equipamento em pé. Estou maravilhada com a estrutura ofertada e com os serviços, estive no consultório odontológico e tive as melhores impressões sobre esse local que é inspirador”, afirmou Ana Paula Pinto, integrante da Coordenação-Geral de Políticas de Prevenção à Violência e à Criminalidade - Senasp.

VEJA MAIS

 

 

Os índices também apontam redução para o crime de roubo, no bairro da Cabanagem de 23,5%, no Bengui 23,5%, Jurunas/Condor 22,1%, Guamá 22,1%, Terra Firme 34,6%, Icuí-Guajará 6,5% e Centro de Marituba 7,1%. Os dados são referentes ao comparativo do período de 1º de janeiro a 31 de março dos anos de 2024 e 2025.

“É uma grande satisfação ver nosso trabalho servindo como exemplo para outros Estados e, agora, para todo o país. As Usinas da Paz nasceram do compromisso com a dignidade humana e com a construção de territórios mais justos e seguros. Ser inspiração para o projeto Convive mostra que estamos no caminho certo”, destacou a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga.

A visita reforça o reconhecimento do Governo Federal ao trabalho desenvolvido no Pará. As Usinas da Paz seguem se consolidando como exemplo de política pública eficaz e transformadora.

Pará