MENU

BUSCA

UFPA: mais de 1,4 mil estudantes podem perder vagas

Alunos que já ultrapassaram tempo de conclusão de curso devem comparecer à universidade até o dia 20 de abril

O Liberal

Estudantes que ultrapassaram o tempo máximo de conclusão de seus cursos na Universidade Federal do Pará (UFPA) poderão perder as vagas. Na segunda-feira (3), a instituição determinou que 1.466 estudantes precisam manifestar interesse em concluir a graduação e apresentar documentação para análise da situação. O prazo para comparecimento é o dia 20 de abril.

VEJA MAIS

Barros Barreto é pioneiro em tratamento menos invasivo e mais eficiente contra o câncer
Técnica usada em hospitais privados foi aplicada, pela primeira vez na Região Norte, no HUJBB, em paciente com metástase no fígado

Campanha ‘Páscoa Fome Zero’ arrecada doações para comunidade quilombola
A meta é entregar 200 cestas básicas a famílias carentes. É possível colaborar financeiramente ou com o próprio alimento

Casal de amigos viraliza ao dançar brega dentro do ônibus UFPA Pedreira e mostrar todo ‘caqueado’
O vídeo foi gravado por um dos passageiros que estavam no ônibus. Izaque Nascimento que aparece dançando com a amiga Maíra disse que não imaginava que o conteúdo iria viralizar na internet

Para não ser jubilado, o convocado deve procurar a direção da faculdade para ser informado sobre a situação acadêmica e orientado quanto aos procedimentos a serem adotados para a conclusão do curso. Os casos serão avaliados individualmente, por comissões internas dos cursos. Se o caso for deferido, será elaborado um planejamento das atividades curriculares a serem desenvolvidas pelo discente e ele precisará assinar um termo de compromisso para cumprimento das atividades previstas no período concedido.

Quem não comparecer à convocação no prazo estabelecido terá sua vaga prescrita a partir do dia 22 de abril de 2023.

O chamamento para prescrição de vagas é feito anualmente pela universidade, mas, desde 2020, foi interrompido em decorrência da pandemia de covid-19. O retorno da convocação em 2023 tem um diferencial, como explica a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro.

“Com a covid-19, não consideramos os anos de 2020 e 2021 na contagem do tempo máximo de graduação. Assim, somamos dois anos ao prazo normal de prescrição, atendendo à Resolução UFPA N.º 5332/2020. A intenção é que todos possam concluir seus cursos. No entanto, os prazos devem ser cumpridos, pois, logo após, a UFPA iniciará as análises para a ocupação das vagas remanescentes, para que outras pessoas possam também acessar a universidade pública”, diz.

O Regulamento de Graduação da UFPA determina que os alunos que ultrapassarem o tempo máximo de graduação (tempo de curso, mais 50%) perderão o direito à vaga e serão jubilados. A relação completa do estudantes convocados para conclusão de seus cursos está disponível na página do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos.

Pará