MENU

BUSCA

TV Educativa do Pará: canal dedicado à educação e ao reforço escolar entra no ar em TV aberta; video

A programação terá mais de 15 horas de aulas, de todas as disciplinas, e ainda programas de culinária, de variedades e videoclipes

Laís Santana

No último dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, entrou no ar a TV Educativa do Pará, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com objetivo de proporcionar o reforço escolar fora da escola. A emissora conta com programação educativa 24 horas por dia e é distribuída para 20 municípios paraenses pelo canal 7.2 da TV aberta. 

"Vocês quando chegarem em casa poderão colocar no canal 7.2, vai estar disponível ali todas as tecnologias, do ponto de vista educativo, inclusivo, a TV Educativa do Pará. E ela vai poder ser e continuar tendo rotina de atividades para os nossos alunos dentro do programa de reforço escolar. Então a gente fica muito feliz de hoje também poder estar ofertando esse novo serviço", declarou Elieth de Fátima Braga, titular da Seduc, durante o lançamento da emissora, 

Toda a transmissão do canal será feira pelo Sistema Educacional Interativo da Seduc (SEI), localizado em Belém. A estrutura televisiva já estava sendo utilizada para o ensino médio presencial com Mediação Tecnológica, disponibilizada em comunidades rurais para o reforço escolar, transmitido em TV aberta. Durante a inauguração na quinta-feira (11), o parque tecnológico do SEI recebeu a visita dos alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel, que conheceram os equipamentos utilizados na transmissão.

A estudante Júlia Duarte, aluna do 8º ano, ficou impressionada com a estrutura o centro de mídia. "O que mais me impressionou foi o jeito que eles trabalham sobre a tela verde (chroma key). Eu gostei bastante! É meio mágico e tem uma edição boa. É muito bom que a gente possa ter um canal assim. A minha família não pode pagar alguém pra dar uma aula de reforço, agora a gente pode tá indo no canal, achei muito bom", afirmou. 

"Muito legal essa estreia. A gente vai ter um reforço, sim, aqui de manhã e quando eu chegar em casa. Como eu estudo à tarde, amanhã eu posso assistir um pouco e aprender, vendo minhas matérias favoritas", completou a estudante Emily Vitoria.

Alcance 

O coordenador do SEI, Fellipy Soares, ressalta que neste primeiro momento cerca de 270 mil alunos da rede estadual serão atendidos pela TV Educativa. A expectativa é que até o final do ano o sinal da emissora chegue aos 144 municípios paraenses. "É uma responsabilidade grande porque essas aulas não estão soltas, elas estão interligadas a todo o conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula com conteúdos educacionais exclusivos para o aluno aprofundar, cada vez mais, os seus estudos. Eu acredito que essa iniciativa seja na história um dos projetos de maior democratização do ensino", avalia. 

Soares ainda destaca que todo o processo de formatação da grade de programação e os conteúdos são pensados de modo que desperte o interesse dos alunos. Na grade de programação, serão mais de 15 horas exclusivas de aulas em todas as disciplinas. Também haverá programas de culinária, de variedades e videoclipes. "Queremos quebrar o conceito da vídeo aula que é o professor na frente de uma câmera. Nós temos muita vontade de fazer com que as aulas sejam criativas e inovadoras, mostrando um conteúdo educacional conectado a nossa realidade."

 

Pará