Tuberculose: doença na Amazônia preocupa especialistas
Cidadãos devem adotar medidas de combate a enfermidade no dia a dia
Durante o pique da pandemia em 2020 e 2021, o registro e o tratamento de casos de tuberculose no Brasil foram prejudicados pela disseminação de ocorrências da enfermidade transmitida pelo coronavírus. Isso resulta, agora, na preocupação de especialistas de que nos próximos anos ocorra um aumento de ocorrências e casos mais graves da tuberculose, em particular na Região Amazônica onde a incidência costuma ser elevada.
VEJA MAIS
Na ciência
Como presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (Rede-TB), Ethel Maciel lançou, em Belém, o livro "Mulher na Ciência - lutar e existir em tempos de pandemia": "Na saúde, somos a maioria. Mas, infelizmente, somos a minoria em locais de poder, em tomada de decisão, e precisamos que haja políticas efetivas para equidade, igualdade de gênero, precisamos de políticas públicas para isso".
Como exemplo da atuação das mulheres na ciência no Brasil, a professora repassa que a liderança nas pesquisas de vacinas, na epidemiologia, de tratamento reúne grandes cientistas brasileiras, que, inclusive, estiveram na linha de frente da covid-19.