MENU

BUSCA

Três municípios do oeste do Pará estão em situação de emergência

Gestores dessas localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro

O Liberal

Os municípios de Alenquer, Prainha e Monte Alegre estão em situação de emergência em razão das inundações provocadas pelas chuvas e consequente cheia dos rios da região. O Governo do Pará publicou ato que reconhece essa condição, na edição da última segunda-feira (8) do Diário Oficial do Estado. O decreto, no entanto, chega quase três meses após a declaração, pelas respectivas prefeituras, da situação de ameaça às populações. 

O decreto, assinado pelo governador Helder Barbalho, reconhece pelo período de 180 dias, a situação de emergência nessas cidades. Com isso, os gestores desses municípios poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas.

VEJA MAIS

Governo Federal reconhece situação de emergência em Óbidos, no Pará
Portaria, no DOU desta sexta (18), abrange o município e mais 24 atingidos por chuvas, enxurradas ou inundações. Gestores municipais podem solicitar recursos ao Governo.

Chuvas no Pará colocam 49 municípios em situação de emergência; confira
Decreto do governador Helder Barbalho aplica a condição pelo período de 180 dias a contar da data de publicação, que foi o diário oficial desta terça (7)

Danos

Em Prainha, o inverno amazônico causou inundações tanto na área urbana quanto na zona rural. Foram ao menos 27 casas danificadas e um total de 12.765 pessoas atingidas pela cheia. Em Monte Alegre, as chuvas causaram alagamento nas ruas da orla da cidade, mas afetaram também alguns bairros e a zona rural do município. Foram mais de 2.500 ruas danificadas e 8.948 pessoas atingidas no período mais intenso do inverno.

Em Alenquer, sete bairros foram afetados, inclusive o centro. Na zona rural, mais de 50 comunidades sofrem com a cheia do Rio Surubiú. Pelo menos 3.850 metros de vias públicas foram danificadas pela força das águas e um total de 11.400 pessoas foram atingidas.

Pará