MENU

BUSCA

Serra Pelada terá acesso com pavimentação em 31 quilômetros de via

Trabalhadores estão em atividade na execução de serviços preliminares para a pavimentação da chamada “Estrada do 16”, que liga a PA-275, em Curionópolis, sudeste do Estado, ao Distrito de Serra Pelada

Tay Marquioro

Cerca de 200 trabalhadores estão em atividade na execução de serviços preliminares para a pavimentação da chamada “Estrada do 16”, que liga a PA-275, em Curionópolis, sudeste do Estado, ao Distrito de Serra Pelada. Ao final da obra, a população local vai receber um total de 31 quilômetros de via asfaltada.

Lailson Beneky Souza, 31 anos, é filho de Serra Pelada e estava desempregado há 12 meses e agora trabalha como servente de obras na implantação da Estrada do 16. Ele se diz orgulhoso de fazer parte do momento que define como sonho antigo dos moradores. “Nasci e me criei dentro de Serra Pelada, faz tempo que é um sonho essa estrada ser asfaltada e agora no próximo ano vai estar tudo chão preto. Isso vai ser uma coisa que vou falar para minha filha que eu ajudei a fazer esse asfalto e é muito bom poder dizer isso”, declara Lailson.

A Construtora Ápia foi a empresa contratada pela Vale para a obra, que é uma condicionante determinada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas). A ação faz parte do processo de licenciamento ambiental da mina de Serra Leste, site de exploração de minério de ferro da Vale no município.

Já a mobilização de mão de obra está sendo intermediada por meio do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) implantado pela Prefeitura de Curionópolis, por meio da secretaria municipal de Administração. Esse fluxo está permitindo a priorização de trabalhadores locais para o preenchimento das vagas, o que varia conforme o cronograma das obras, a disponibilidade de vagas, da qualificação técnica ou experiência exigida para cada cargo.

Evandro da Silva é operador de escavadeira hidráulica na execução da obra da Estrada do 16. Ele acredita que a pavimentação irá beneficiar a região e pode, inclusive, potencializar o turismo no local. “Para mim está sendo um prazer e uma satisfação estar contratado. Primeiro, por estar fazendo uma obra aqui no quintal de casa, porque moro em Curionópolis. Segundo, porque essa obra será importante para região e, depois de pronta, todas vilas tendem a crescer, principalmente Serra Pelada. Então, eu acredito que terá uma revolução no turismo”, já imagina Evandro.

De acordo com o cronograma do projeto, neste final de 2022 e ainda no ano de 2023, as obras devem envolver construção de canteiro, terraplenagem, implantação de passarelas, sistema de drenagem superficial, execução de bueiros, sinalização rodoviária, vertical e horizontal, e pavimentação asfáltica. Durante o período chuvoso, que deve se iniciar nas próximas semanas na região, serão mantidas apenas atividades de manutenção dos serviços já executados e iniciados em 2022. O retorno de obras de pavimentação ocorrerá no período de estiagem. O pico de atividades da obra está previsto para o período compreendido entre os meses de junho a agosto do próximo ano.

O trânsito na área não foi interrompido. Enquanto os serviços são executados, orientações e sinalização diversas estão sendo reforçadas no local para garantir a segurança de pessoas e veículos que precisam trafegar pelo local.  

Pará