MENU

BUSCA

Idoso de 71 anos morre após contrair Influenza B em Santarém; paciente não era vacinado

A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta sexta-feira (31)

O Liberal

Um idoso de 71 anos morreu em decorrência de uma infecção por Influenza B, no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), na última quinta-feira (30). A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta sexta-feira (31). O paciente, que tinha diagnóstico positivo para doença, não havia sido vacinado.

Veja a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Santarém, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa o óbito de um paciente de 71 anos, oriundo do município de Rurópolis, ocorrido nesta quinta-feira (30) no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). O paciente tinha diagnóstico positivo para influenza B e, infelizmente, não havia sido vacinado. A Semsa reforça a importância da vacinação contra a doença para toda a população", diz o comunicado.

VEJA MAIS

Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até 31 de janeiro
A imunização evita o agravamento da doença, principalmente entre os grupos considerados mais vulneráveis: crianças, idosos e gestantes

Primeiro caso grave de gripe aviária em humanos nos EUA acende alerta
Segundo os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o paciente esteve exposto a aves doentes e mortas em um criadouro da Louisiana

Sesma reforça ações de vacinação contra a gripe para alcançar meta de 90% de cada grupo prioritário
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estipulou uma meta vacinar 90% de cada público prioritário, atualmente, está abaixo dos 30%

Belém

Em Belém, até o dia 31 de janeiro deste ano foram registrados 3 casos de Influenza A e 9 de Influenza B, como apontam dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Nenhum óbito foi confirmado até este momento. Já em 2024, foram 449 casos de Influenza A e 5 ocorrências de Influenza B. Em todo o ano passado, a capital paraense teve 9 mortes por influenza A.

Influenza B

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus: A, B, C e D - sendo o A e B responsáveis por epidemias sazonais, enquanto o vírus influenza A é responsável pelas grandes pandemias.

O vírus do tipo B infecta exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos, chamados de linhagens, denominadas linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos. Os principais sintomas da gripe são: febre; dor de garganta; tosse; dor no corpo; e dor de cabeça.

Pará