Em Santarém, duas mil pessoas recebem, na chuva, imagem peregrina de N. S. de Nazaré
Visita ocorre neste sábado e domingo. Após realização de missa, a imagem segue para hospitais para benção a pacientes internados com Covid-19.
Cerca de dois mil fiéis mocorongos receberam, neste sábado (10), a visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que inicia uma agenda de visitas à cidades, paróquias e instituições de todo o Pará. Mesmo debaixo de muita chuva, os devotos participaram de uma missa às 7h30, na Catedral Metropolitana, de onde a imagem seguiu para visita em hospitais para abençoar pacientes internados com Covid-19. A programação em Santarém continua no domingo, com missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, às 7h, e encerramento na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
A advogada Luciana Pessoa estava em frente ao Hospital São Camilo desde cedo para ver de pertinho a imagem e demostrar gratidão pela sua vida, de seus filhos e familiares. Emocionada, a devota fala com muita emoção sobre o que significou para ela esse momento próximo à Nossa Senhora.
“À N. Senhora eu devo a minha vida. Ano passado, nesse mesmo período, eu estava internada no hospital e eu pedia que ela fosse me visitar. Disseram que, por conta da Covid, ela não iria, mas ela foi até o meu leito. E eu, que não sabia se ia viver, e estava grávida, pude tocar no manto dela, pude tocar nela, e naquele momento eu me senti abençoada e senti que eu ia viver. Hoje estou aqui para dar meu testemunho de que Nossa Senhora existe e é nossa mãe. Sou muito grata por tudo que tem feito na minha vida”, relatou.
Segundo a diretoria da Festa de Nazaré, a comitiva segue todas as recomendações sanitárias e de segurança dos órgãos de saúde e tem uma finalidade principal: a evangelização dos fiéis. Roberto Corrêa, responsável pela agenda da Imagem Peregrina e diretor de evangelização, afirma que a prioridade continua sendo a visita aos hospitais, para abençoar pessoas acometidas pela Covid-19 e outras doenças, além de profissionais de saúde.
“Desde o ano passado, foi necessário reduzir a presença da Imagem Peregrina nos locais. Sabemos que os fiéis estão necessitados de estarem próximos da Nossa Mãe, e por isso estamos retornando com a agenda e esta visita à Santarém, nos mesmos moldes de segurança e cuidados do ano passado, sem procissões, respeitando o limite de público nas igrejas e ampla divulgação nos veículos de comunicação e redes sociais, para evitar aglomerações”, declara Roberto.
O diretor da Festa de Nazaré, Humberto Catunda, afirma que, graças aos 50 anos de que a imagem foi elevada à Honraria de Estado, Santarém conseguiu a formalização de uma data comemorativa e, por isso, todo segundo domingo de julho é dedicado à Nossa Senhora de Nazaré na cidade, quando é realizado uma espécie de Mini Círio.
“É o quinto ano que a gente faz a peregrinação aqui com o povo santareno. Todo o ano, a coordenação de Santarém faz o trabalho de evangelização e um belíssimo trabalho de visita aos hospitais, abrigos. Um dos principais trabalhos é trazer a imagem para o Baixo Amazonas. E esse segundo domingo de julho é o dia que nós tentamos fazer um Mini Círio na região, para trazer alegria e um pouco de esperança para esse povo, porque Nossa Senhora é esperança”, ressalta Humberto.
A comissão conta com a participação do Arcebispo Metropolitano De Santarém, Dom Irineu Roman, padre Francisco Cavalcante, reitor da Basílica, e ainda representantes dos órgãos de segurança pública, como Polícias Civil e Militar, e Corpo de Bombeiros.
Programação de sábado (10)
Catedral Metropolitana de Santarém (Missa); Hospital Unimed; Hospital Municipal; Hospital São Camilo; Lar São Vicente de Paulo; Upa 24h; Igreja Sagrada Família, bairro Aeroporto Velho (almoço); Hospital de Campanha; Hospital Regional do Baixo Amazonas; Igreja São João Batista, bairro Jardim Santarém; Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal (Missa).
Programação de domingo (11)
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Nova República (Missa); Igreja de Santo André, bairro Santo André; Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, bairro Vitória Régia (encerramento).