Santarém: 48 famílias ficam desalojadas após forte chuva desta segunda (21/03); vídeo
Várias ruas ficaram alagadas; parte do muro da Seminfra e parque da cidade desabaram com a força da água
Uma forte chuva caiu no município de Santarém entre a noite desta segunda e a madrugada de terça-feira. Informes da Defesa Civil do município apontam 48 famílias desalojadas. Várias ruas ficaram alagadas. Na avenida Tapajós alguns carros ficaram praticamente cobertos pela água que formou um rio de lama na avenida. Vídeos dos prejuízos foram publicados nas redes sociais.
A Defesa Civil informou que na rua frente ao Ginásio Poliesportivo, localizado no bairro Aparecida, uma cratera foi aberta no asfalto pela força das enxurradas. Entre outras ocorrências registradas pelo órgão, estão os desabamentos de alguns muros de estruturas públicas e privadas, entre eles estão, o da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), e Parque da Cidade.
No bairro do Caranazal houve alagamento de várias residências. Já no bairro da Prainha o prejuízo foi grande para os vendedores do Mercado de Flores, pois parte dos produtos foram arrastados pela inundação. A Defesa Civil ainda está fazendo o levantamento das ocorrências no município.
Hospital privado fica alagado
Em imagens de vídeos que circulam nas redes sociais, uma cena dentro de um hospital privado chama bastante atenção, isso porque os corredores do Hospital da Unimed foram inundados pela água da chuva. Na imagem é possível ouvir o relato de uma funcionária dizendo - “em nove anos trabalhando aqui, nunca vi isso”.
Em nota, o hospital informou: "A chuva que caiu ontem em Santarém causou alagamentos e danos por toda a cidade. No hospital Unimed, setores próximos a entrada ficaram alagados, por volta de 01:30 da manhã, quando a chuva se intensificou. Apesar do susto dos colaboradores que estavam de plantão na unidade, não houve problemas ou danos aos pacientes que foram prontamente atendidos em outros locais da unidade. Foi feita limpeza ainda na madrugada, e na manhã desta terça, a emergência já estava seca, podendo receber pacientes. A administração do hospital fez o levantamento para saber se houve danos materiais, em computadores e outros equipamentos e detectou perda em alguns computadores, que logo foram substituídos pelas fichas manuais".
"Por ser um problema recorrente que enfrentamos nas áreas em frente a cidade, a Unimed Oeste do Pará informa que está dispondo de todos os esforços para concluir a construção do Novo Hospital Unimed em uma área mais segura e que assim que concluído o hospital poderá atender casos leves a complexos sem preocupações dessa natureza", dizia a nota.
Nível do Rio Tapajós
Na data de hoje o rio Tapajós está com 29 centímetros abaixo, em comparação a maior cheia já registrada em Santarém no ano de 2009. Nesta terça-feira(22) a régua da Agência Nacional das Águas (ANA) instalada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP) marcou 6,89 m. Essa medição está 21 centímetros abaixo da cota de alerta que é de 7,10 metros.