Sá Souza Advogados entrega mais de uma tonelada de alimentos ao Abrigo João de Deus
Evento "Conhecimento Solidário" reuniu profissionais do direito em palestra com ação beneficente
Evento "Conhecimento Solidário" reuniu profissionais do direito em palestra com ação beneficente
O escritório Sá Souza Advogados realizou, na quinta-feira, 6, a entrega de 1,1 tonelada de alimentos não perecíveis ao abrigo João de Deus, localizado em Belém. A ação foi fruto da iniciativa “Conhecimento Solidário”, organizada pelo escritório e que reuniu advogados, bachareis e servidores públicos em uma palestra sobre a área. Cada participante contribuiu com, no mínimo, 10 kg de alimentos, resultando em uma arrecadação que superou a meta inicial de uma tonelada.
A iniciativa nasceu em 2023, quando os membros do escritório conheceram o abrigo e decidiram organizar um natal solidário. Na ocasião, foram arrecadados cerca de 500 kg de alimentos, o que motivou a equipe a transformar a ideia em um projeto contínuo. Em 2025 a ação foi planejada para ganhar ainda mais força, o que resultou na arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos.
A palestra contou com a participação de diversas figuras do meio jurídico, incluindo o juiz criminal Márcio Rebello, que foi um dos palestrantes. Além dos alimentos doados pelos participantes, também foram recebidas contribuições de pessoas que não puderam comparecer, mas quiseram apoiar a causa, inclusive de outros Estados.
“Observamos a força da ideia do conhecimento solidário, de chamar a comunidade jurídica para compartilhar experiências e, ao mesmo tempo, contribuir para uma causa social. Este foi o primeiro evento de 2025 e, ao longo do ano, continuaremos ajudando quem mais precisa”, afirmou Lucas Sá, advogado criminalista e fundador do escritório.
Lucas ressaltou ainda a importância do engajamento da sociedade para o sucesso do projeto e agradeceu o apoio do Grupo Liberal na divulgação do evento. Segundo ele, essa visibilidade ajudou a atrair mais doações e incentivou a participação de pessoas que não conheciam o abrigo. “O impacto dessa ação foi muito importante, pois, além da arrecadação, conseguimos divulgar o trabalho do abrigo. Agora, com essa doação, os colaboradores terão uma preocupação a menos e poderão focar em outras necessidades para melhorar a qualidade de vida dos acolhidos”, explicou.
O Abrigo João de Deus é uma instituição que acolhe pessoas doentes que estejam em situação de rua e também idosos sem suporte familiar. Além de moradia temporária, o local oferece assistência básica, cuidados médicos e alimentação, tudo isso mantido por doações e parcerias com outras entidades.
A irmã Goreth Soeiro, diretora do abrigo, explicou que a instituição sobrevive exclusivamente da solidariedade de pessoas e empresas que se sensibilizam com a causa. Ela destacou que a doação do escritório Sá Souza Advogados terá um impacto significativo nos próximos meses.
“O abrigo sobrevive da ajuda de pessoas que conhecem nossa realidade e demonstram empatia. Precisamos do apoio da sociedade para manter essa missão de acolher e cuidar de quem não tem para onde ir. Além da alimentação, oferecemos assistência a doentes e idosos que chegam aqui sem nenhuma perspectiva. A ajuda de projetos como esse é essencial para continuarmos esse trabalho”, afirmou a irmã.
O espaço também conta com o apoio de universidades e instituições de saúde, que enviam estagiários das áreas da medicina e fisioterapia para prestar atendimento aos acolhidos.
Diante do sucesso da primeira edição do Conhecimento Solidário em 2025, o escritório Sá Souza Advogados já planeja novos eventos com o mesmo propósito. Segundo Lucas Sá, a ideia é promover um ciclo contínuo de palestras, agregando conhecimento e ampliando o alcance das doações.
“Em dois meses, realizaremos outro encontro, sempre com o intuito de reunir parceiros da advocacia, magistratura, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Federal e demais membros da comunidade jurídica. A ideia é que cada evento traga um impacto positivo não só para os profissionais da área, mas também para a sociedade, ajudando quem mais precisa”, destacou.