MENU

BUSCA

Romaria de Castanhal reúne 700 mil devotos neste domingo

Fiéis seguiram até o Santuário de Nazaré, na Vila do Apeú

Redação Integrada ORM

A 20ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré, em Castanhal, reuniu milhares de devotos na manhã deste domingo (21) pelas ruas do município. A procissão saiu às 6h da paróquia de São José até a Catedral, onde foi realizada uma missa campal, em seguida o cortejo seguiu até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no Apeú. O tema deste ano é "Nossa Senhora de Nazaré, ajuda-nos a viver nosso batismo". Segundo a Polícia Militar, 700 mil pessoas acompanharam a romaria.

A imagem saiu do altar da frente da catedral pela rua Barão do Rio Branco às 8h33 sob as palmas dos fiéis e com os sinos da catedral. A berlinda que era um trem engatou na saída em fios telefônicos. O bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlo Verzeletti, subiu no pequeno carrinho e foi ao lado da berlinda. "Palmas à Nossa Senhora", disse na saída.  A programação iniciou no dia 25 de agosto com as peregrinações nas residências de famílias em todas as paróquias, além de escolas, empresas e órgãos públicos.

"Nós pedimos a ela a graça de viver o nosso batismo que é o dom maior que recebemos de Deus. Quando vivemos o nosso batismo vivemos como filhos e irmãos em família com amor, relações transformadoras, quando esquecemos que Deus habita no outro acabamos abusando do outro mandando e desmandando pensando só nos nossos interesses numa briga de poder, qualquer coisa serve, até a corrupção. No batismo  esta a raiz também poder mudar a nossa vida pessoal e a sociedade que tanto precisamos", falou o bispo de Castanhal, disse o bispo de Castanhal, Dom Carlo Verzeletti.

Os amigos Anderson Dias, 21, estudante, e o professor Júnior Alves, 31 anos, participam do Círio de Castanhal segurando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré com um manto confeccionado por Anderson. Ambos acompanham para agradecer as graças alcançadas. "É a primeira vez que eu trago a imagem. Eu mesmo fiz o manto com os mínimos detalhes para apresentar como agradecimento. Este manto fiz em uma semana", detalhou Anderson. A homenagem do terço dos homens de Castanhal contou com um guindaste estendendo um terço gigante no meio da rua. Muitos fiéis pararam para pegar no terço, fazer uma prece e imagens.

Segundo a secretária executiva Cleise Coelho, que participar há dez anos da homenagem do terço dos homens de Castanhal o sentimento é de gratidão, fé, esperança e renovação e certeza de que Maria está presente nos lares. A homenagem conta com um pequeno palco com um sistema de som, cantores com músicas e preces. "Aconteceu em cima de um caminhão hoje já temos uma estrutura melhorada de som iluminação, som e palco e vem crescendo cada vez mais. O terço dos homens está sempre presente neste momento especial", falou.

Pará