MENU

BUSCA

Quando a alimentação é nossa aliada

A alimentação é uma aliada imprescindível na prática dos exercícios e no ganho de massa magra

Natasha Rêgo/ Especial para O Liberal

Hoje vou falar de um assunto importantíssimo a todos: a musculação. E, mais, abordaremos a alimentação como aliada imprescindível na prática dos exercícios e no ganho de massa magra. 

Antes de mais nada, preciso dizer que não sou uma profissional de nutrição, então, tudo que aqui está escrito limita-se a pesquisas e experiências, tanto minhas, como compartilhadas com colegas em academias. A ideia é discutir esse assunto como usuária de musculação para que você veja a importância desses dois elementos na conquista dos seus objetivos. Então, sempre é bom procurar um profissional e aqui só vamos chamar atenção ao tema.

A musculação nada mais é que uma atividade de repetição que consiste que a pessoa se exercite por meio de equipamentos, como barras, máquinas, polias e halteres, com o objetivo que determinado músculo, em uma determinada área, seja estimulado a crescer. Isso é o que se entende como hipertrofia muscular. 

VEJA MAIS

Confira 4 alimentos ditos 'saudáveis' que podem atrapalhar na hora de emagrecer
Mesmo com fama de benéficos, alguns alimentos podem ter muitas calorias; veja quais

Saúde e exercícios físicos: como manter a boa forma durante as férias
Personal fala sobre a importância de cultivar bons hábitos e ter acompanhamento de profissionais especializados

Atividade física é para todos
Muita gente relaciona o ato de realizar exercício físico à pessoas que estão com sobrepeso, ou a encaram como um ato de simples vaidade

Confira os benefícios da atividade física para a saúde
Exercícios físicos promovem o bem-estar físico e mental

Evento adverte para a importância da atividade física na prevenção do AVC e Infarto
A 3ª Corrida e Caminhada de Combate ao Acidente Vascular Cerebral e ao Infarto Agudo do Miocárdio foi realizada neste domingo (20), no Parque Estadual do Utinga

Bons hábitos são aliados para um envelhecimento ativo
Dieta e atividade física regular podem adiar o aparecimento de problemas após os 60 anos

Nesse caso, essa hipertrofia tem um impacto direto na estética e, consequentemente, no bem estar. Engana-se quem pensa que apenas pegar qualquer aparelho e utilizá-lo por horas trará um resultado satisfatório; na verdade, há riscos - que vão muito além de não conseguir seus objetivos. A prática errada, quando não recebe a orientação necessária de Professores de Educação física, Nutricionistas e até mesmo Médicos, pode gerar sérios problemas. Afinal, é necessário um mapeamento de seu quadro clínico, pois cada indivíduo tem um metabolismo, assim como fragilidades físicas e ou cardiorrespiratórias, que precisam ser consideradas no momento de seu cronograma de treinos e objetivos.

E é justamente aí que esses profissionais, com preparo técnico didático, atuam auxiliando suas necessidades, logo, ter acompanhamento deles é imprescindível para o alcance de seus objetivos.

Uma vez com a devida orientação, os benefícios surgem em diferentes áreas, a depender da necessidade estudada. Os mais comuns se traduz na: correção e melhora da postura corporal; queima de gorduras, prevenindo obesidades e outras doenças relacionadas a supernutrição, como a aterosclerose (acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias, causando a obstrução do fluxo sanguíneo); tonifica os músculos, resultando naquele corpo durinho desejável, além de reverter flacidez e celulite; melhora da saúde emocional e o bem estar mental, devido à alta liberação de endorfina, revertendo quadros de depressão e ansiedade; aumento da densidade óssea, resultando no combate da osteoporose e evitando eventuais fraturas em pessoas com mais idades.

No entanto, para que os ossos fiquem realmente fortalecidos, é preciso que a musculação seja acompanhada de uma alimentação saudável, equilibrada e composta por alimentos ricos em cálcio e vitaminas, especialmente as do complexo D. E é justamente nesse ponto que revela-se a importância nutricional como aliada no ganho da massa muscular.

Para mim, como usuária de musculação - e que tenta ficar na linha com minha dieta - penso que os profissionais de nutrição existam para traduzir suas necessidades alimentares em dietas nutritivas e saborosas, que farão total diferença quanto aos bônus eventuais com a musculação desejada aos seus objetivos.  

É importante lembrar que, independente dos seus objetivos, você fará uma atividade que vai exigir do seu corpo bastante energia. Logo, você precisa estar alimentado. E estes alimentos devem estar alinhados aos seus objetivos. Uma dica: encare esse hábito como um pré-treino. Com isso em mente, antes de um treino para hipertrofia, nesse caso, sendo um treinamento anaeróbico, o aconselhável é o praticante ingerir determinada quantidade de carboidratos (prescrita pelo especialista) para que no decorrer do exercício o mesmo não perca rendimento, tendo câimbras, fadigas e possíveis lesões.

Essa alimentação pré-treino tem que ser efetuada por volta de uma hora antes do treino, caso seja uma alimentação “leve”. Agora, caso seja uma grande refeição como almoço ou jantar, deverá ser efetuada por volta de três horas antes. Durante a execução do treino, o praticante deve controlar a ingestão de líquidos para não sofrer com desidratações. 

A recuperação muscular cabe a substância denominada proteína e que deve ser consumida o mais rápido possível pós-treino, pois é quando os nutrientes são melhor absorvidos, gerando assim uma acentuação na reconstrução e regeneração dos tecidos - anabolismo. (Sugiro ver efdeportes.com/artigo sobre a influência nutricional na hipertrofia muscular).

Viu? Comer antes e após o treino é quase tão importante como a prática em si da musculação. E que para cada tipo de objetivo, uma dieta específica pode ser o divisor de águas no sucesso ou não de seus objetivos. Se você já é um usuário de musculação ou pensa tornar-se um, não deixe de procurar um profissional de educação física, assim como um nutricionista; e como toda e qualquer atividade física, estar alinhado com seu relógio biológico, e muito bem hidratado também são aspectos que precisam ser considerados no seu cronograma de disciplinas, ok?

Beijos, até a próxima! Perguntas e sugestões, basta mandar um email!

 

Pará