CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto de arte-educação de Marabá recebe prêmio nacional do segmento

A iniciativa de uma professora da zona rural envolveu docentes, alunos e pais no projeto que homenageou a obra de Juraci Siqueira

Tay Marquioro
fonte

Um projeto de arte-educação desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Adelaide Molinari, em Marabá, sudeste do Estado, venceu o Prêmio Arte na Escola Cidadã, do Instituto Arte na Escola, considerado o maior do Brasil no segmento. A iniciativa, idealizada pela professora Socorro Camelo, concorreu na categoria Fundamental I. Intitulado “Projeto Teatral Canoeiros e Canoeiras das Palavras: construção cênica ‘O Menino que ouvia estrelas e se sonhava Canoeiro’”, o trabalho foi inspirado na leitura de um clássico do escritor paraense Juraci Siqueira.

VEJA MAIS

image Antonio Juraci Siqueira lança 3a edição de 'Paca, Tatu, Cutia Não'
O autor paraense participará de uma live no Youtube, neste sábado, 2.

image Presente no imaginário popular, folclore é celebrado neste domingo
'Vivemos num reino mágico e mítico chamado Amazônia', aponta o professor de filosofia, oficineiro de literatura, performista e contador de histórias Juraci Siqueira

image Dia Mundial da Poesia: como a pandemia influencia artistas paraenses
João de Jesus Paes Loureiro passou a enviar áudios com poemas autorais declamados. Carla Vianna e Juraci Siqueira compilam a produção da quarentena em livros.

Diante das semelhanças entre a história do menino ribeirinho contada por Juraci Siqueira e a realidade vivida na Vila Sororó, comunidade da zona rural de Marabá, onde funciona a escola, não tardou para que a comunidade escolar e até as famílias se encantassem pelo projeto e se identificassem com a proposta. A construção do trabalho passou, então, pelo conhecimento da obra e do autor, entrevista com Juraci Siqueira, elaboração de jogos teatrais, preparação do corpo para a cena e confecção de cenário e figurino. A apresentação do espetáculo ocorreu dentro da escola tendo como público toda a comunidade local.

A professora Socorro e os demais vencedores em outras categorias receberão uma bonificação em dinheiro e o projeto será retratado em um documentário que detalhas as práticas trabalhadas com os alunos envolvidos, material utilizado como inspiração para tantos outros educadores de arte pelo país. O lançamento do material audiovisual será no próximo dia 24 de novembro, às 19 horas, no canal do Instituto Arte na Escola no YouTube.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ