Programa de Supervisão Militar é estratégico para educação e desenvolvimento de alunos no Pará

Atualmente, nove escolas paraenses integram o programa nos municípios de Belém, Abaetetuba, Tailândia, Breu Branco, Tucuruí, Marabá, Altamira e Novo Repartimento

Agência Pará

Estratégico para fortalecer a educação, a segurança e impulsionar o desenvolvimento dos estudantes paraenses, o Programa de Supervisão Militar Educacional (PSUME) é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Pará (PMPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e prefeituras locais. 

Além da implantação da segurança externa e interna nas unidades de ensino contempladas, os policiais que atuam no PSUME também executam ações pedagógicas, com palestras educativas, instruções e atividades físicas para a comunidade escolar. Atualmente, nove escolas paraenses integram o programa nos municípios de Belém, Abaetetuba, Tailândia, Breu Branco, Tucuruí, Marabá, Altamira e Novo Repartimento.

VEJA MAIS

image Escola com supervisão militar é entregue em Ananindeua pelo governo do Pará
O objetivo é atuar na prevenção da violência e no fortalecimento da instituição como espaço de preparação dos jovens para o futuro.

image Polícia Militar estabelece convênio de Supervisão Educacional Militar em escola de Marabá
PM assinou termo de convênio com a prefeitura de Marabá. Escola é uma das primeiras do Estado a implantar projeto de supervisão militar educacional.

“O grande diferencial do programa está no trabalho da Polícia Militar junto aos alunos e familiares na construção de valores, da disciplina consciente, que impacta diretamente no rendimento escolar dos alunos, além da organização do projeto de vida desses estudantes, que promove mudanças de comportamento, provoca maiores responsabilidades e um novo olhar em relação ao estudo”, ressalta o tenente-coronel José Palheta, coordenador-geral do programa.

Com a família, a escola e o projeto de vida como as três principais perspectivas, o programa busca prevenir a violência e a criminalidade nos colégios, a partir da promoção da cultura de paz, da cidadania e dos direitos humanos. Escolas dos municípios de Parauapebas, Breves e Marituba avançam nos trâmites para a futura implantação do programa.

As atividades são exercidas pelos policiais militares aprovados no Curso de Supervisão Militar, no qual trabalham questões pedagógicas, o trato com a criança e com o adolescente, as legislações que os amparam, entre outros enfoques. Essa é uma condição para atuar nas escolas do programa, que não são propriamente militares, mas recebem a implantação do programa.

Aplicativo

O PSUME oferece um aplicativo criado com objetivo de estreitar os laços da família com a escola, possibilitando que o responsável tenha em tempo real informações do aluno, garantindo assim mais segurança aos pais e responsáveis. São fornecidos: controle de presença do aluno, informativos aos pais e responsáveis, além de informações do desempenho pedagógico e comportamental do estudante.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ