VÍDEO: Pescador captura pirarara gigante em Santarém e viraliza nas redes sociais
O caso ocorreu no domingo (19). Após a captura, o pescador repartiu o peixe com pessoas da comunidade onde vive
Um pescador da comunidade Vila do Guajará, localizada na região do Arapixuna, em Santarém, no oeste do Pará, capturou um peixe da espécie pirarara com quase 1 metro de comprimento e mais de 40 quilos. O caso ocorreu no último domingo (19). Após a captura, o pescador repartiu o peixe com pessoas da comunidade onde vive.
O tamanho e o peso do peixe exigiram criatividade por parte dos pescadores, que precisaram transportá-lo utilizando um galho de árvore. Para garantir que o relato não fosse tratado como “história de pescador”, imagens e vídeos do momento foram registrados e publicados no canal Maria Ribeirinha do Pará no YouTube. A publicação viralizou, alcançando mais de 80 mil visualizações nas redes sociais.
A página, que pertence à Maria do Carmo, conhecida como Maria Ribeirinha, é dedicada a relatar as vivências dos moradores da Vila do Guajará e já conta com mais de 49 mil inscritos no YouTube.
VEJA MAIS
O que é uma pirarara
A pirarara é uma espécie de peixe de água doce encontrada em rios das regiões Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste do Brasil, como os rios Pará, Araguaia, Tocantins e Amazonas. Também pode ser encontrada em países vizinhos como Venezuela, Peru, Colômbia e Bolívia.
Esse peixe de couro pode atingir até 1,5 metro de comprimento e pesar 60 kg. Sua coloração característica inclui um dorso cinza-escuro, ventre branco e uma cauda avermelhada, que se estende até a barbatana dorsal. É considerado o peixe mais bonito do Brasil por conta de sua coloração e aparência.