Parauapebas contará com hospital de campanha para pacientes de covid-19
A unidade, que também recebeu recursos da mineradora Vale, contará com 100 leitos destinados ao atendimento de casos de baixa e média complexidade
As ações no combate à pandemia de covid-19 no sudeste do Pará ganharam um importante reforço da iniciativa privada. A mineradora Vale firmou parceria com a Prefeitura de Parauapebas para a construção de um hospital de campanha com quase 100 leitos, destinado ao atendimento de pacientes sintomáticos da doença. A previsão é que a unidade temporária seja entregue até o final de maio.
O hospital, cuja gestão ficará a cargo da prefeitura municipal, acolherá casos de baixa e média complexidade, liberando as demais unidades públicas de saúde para o atendimento dos casos mais graves e também dos pacientes que necessitem de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
As instalações serão erguidas em área anexa ao Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), que vem sendo preparado para receber casos mais complexos de contaminação pelo novo coronavírus. Essa demanda também será absorvida pela nova ala do HMP, que está sendo reformada e ampliada para oferecer mais 40 leitos de Unidade Semi-intensiva no município.
A obra também recebeu recursos da Vale, que além da doação de equipamentos hospitalares, já repassou ao Governo do Estado 100 toneladas de insumos de higiene - como álcool em gel 70%, sabão e detergente líquido - e 850 litros de produtos para limpeza e desinfecção de espaços públicos para os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás Ourilândia do Norte e Tucumã.